Leia MaisConfira 10 dicas dos Santos para viver o Ano Novo
A reconciliação com Deus, mediante Jesus Cristo seu Filho, com o poder do Espírito Santo, é um dom maravilhoso.
Quem a ele se abre se enverada por um caminho de reconciliação em vários níveis de sua vida: consigo mesmo, com os outros, com todas as coisas.
Um caminho de perdão, de recuperação da unidade, das amizades, da paz, da confiança.
A Reconciliação é um dom cristão, pois não é criada por nós, mas sim é recebida graças à ação de Jesus, o Reconciliador enviado pelo Pai.
Foi São João Paulo II, em sua Exortação Apostólica Reconciliatio et Paenitentia, quem disse ser legítimo “fazer convergir as reflexões sobre todo o mistério de Cristo, em torno da sua missão de Reconciliador”.
São com estes sentimentos que nos últimos anos surgiu o título de Nossa Senhora da Reconciliação. Trata-se de uma imagem da Imaculada Conceição, de provável origem francesa, cuja celebração é o 8 de dezembro.
Seus antecedentes históricos se encontram em alguns títulos similares, como o da Virgem de La Salette Reconciliadora dos Pecadores, o título da Madonna de Stalingrado Nossa Senhora da Reconciliação, e Nossa Senhora Reconciliadora de Todos os Povos, na Venezuela.
Nossa Senhora da Reconciliação se transformou, nos últimos anos, na principal devoção mariana dos membros do Movimento de Vida Cristã, um movimento eclesial católico originário do Peru e que hoje está presente em vários países do mundo, onde sempre levam esta devoção.
A imagem possui alguns dos elementos mais comuns nas representações do mistério da Imaculada Conceição: O manto de cor azul claro, a túnica branca, o cinto ou laço dourado ao redor do corpo um pouco acima do ventre, deixando claro o início da santa gravidez de Nossa Senhora, o coração inflamado e atravessado por uma espada, assim como envolvido por uma coroa de rosas brancas.
Na imagem Nossa Senhora está de pé, seu braço direito sinaliza o seu coração e o esquerdo se estende como em um convite ao aconchego maternal. Enquanto seu rosto transmite serenidade, seu pé esmaga a cabeça de uma serpente.
Nossa Senhora da Reconciliação, Mãe do Reconciliador, traz a mensagem, entre outras, de que a Igreja no século XXI não é uma Igreja de bandos, de grupos, de divisões e rixas. A mensagem é que a verdade do cristianismo, de Cristo, é a Reconciliação de Deus, na verdade e amor divinos, única realidade capaz de unificar e reunir os homens e os povos.
É uma mensagem de que só de Deus pode vir a solução ao caos, a resposta às dúvidas, a luz à escuridão, a união autêntica para as guerras, a concórdia para as separações.
A reconciliação vem do alto, vem de Deus. Só na medida em que os seres humanos se abram à Deus, ao mistério de seu Filho e sua Reconciliação, entenderão o mistério do homem, e encontrarão o verdadeiro caminho de paz, de encontro, de convivência.
A vida humana, social e pessoal, não encontrarão seu caminho verdadeiro em negociatas, compromissos temporais, soluções políticas seculares, dinheiro, pactos sociais, nas ciências humanas, ou em qualquer outra realidade puramente humana, se antes não se abre ao único dom capaz de responder satisfatoriamente à nossa vocação originária de sermos filhos de Deus.
Nossa Senhora da Reconciliação, rogai por nós.
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.