A Sexta-feira Santa é o dia que marca a morte de Jesus Cristo na cruz e é um dos momentos mais importantes da Semana Santa para os cristãos. É um dia de reflexão e oração, pois nele se lembra o sacrifício de Jesus pela salvação da humanidade.
Neste dia aconteceu o Julgamento de Jesus — na manhã da Sexta-feira Santa, Jesus é julgado pelas autoridades judaicas e romanas. Depois, Ele é condenado à morte por crucificação — O governante romano Pôncio Pilatos cede à pressão da multidão e ordena a sua execução. O Caminho do Calvário também é marcante, pois Jesus carrega a cruz pelas ruas de Jerusalém até o Monte Calvário, onde seria crucificado. Durante esse trajeto, Ele é acompanhado por uma grande multidão e encontra algumas mulheres que choram por Ele.
Jesus é pregado na cruz, onde sofre imensamente — Ele fica ali por várias horas, e durante esse tempo, faz algumas declarações importantes, como o perdão aos seus algozes e o cuidado de sua mãe, Maria, deixando-a sob a proteção do discípulo João. A Morte de Jesus acontece no final da tarde, quando Jesus morre na cruz — O céu escurece, e a terra treme, sinais que indicam a grande importância desse momento.
Após a morte de Jesus, Seu corpo é retirado da cruz e sepultado em um túmulo emprestado de José de Arimateia. O túmulo é selado e guardado por soldados romanos, para evitar que seus seguidores roubassem o corpo.
Rezemos nesta Sexta-feira Santa:
Meu Deus e meu tudo,
apesar de minhas ingratidões
e negligências em vos servir,
continuais a me atrair ao vosso amor.
Aqui estou, e não quero resistir mais.
Quero renunciar a tudo
para pertencer só a Vós.
Além de tudo,
Vós me tendes obrigado a vos amar.
Eu me encantei convosco
e quero vossa amizade.
Como posso amar outra coisa,
depois de vos ter visto morrer de dor numa cruz para me salvar?
Como poderei contemplar-vos morto,
consumido nos sofrimentos,
sem vos querer bem
com todo o meu coração?
Sim, Redentor meu,
amo-vos com toda a minha alma
e não tenho outro desejo senão vos amar
nesta vida e por toda a eternidade.
Amém.
(Sto. Afonso de Ligório)
:. Programação da Semana Santa no Santuário Nacional
Fonte: Família dos Devotos
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.