Por Redação A12 Em Redação A12 Atualizada em 05 MAI 2023 - 10H23

Quais foram as moradas de Nossa Senhora Aparecida?

Durante muitos anos, a Imagem de Nossa Senhora Aparecida passou por diversas moradas. Desde a simples capela feita pelos pescadores até o grandioso Santuário Nacionalconheça todos os altares de Aparecida, com a explicação de Padre Camilo Júnior.

Leia MaisPrimeira igreja dedicada à Mãe Aparecida: você sabe qual é?

1. Após o encontro da imagem em 1717, Nossa Senhora passou a ser louvada na casa de um dos três pescadores, ficando sobre o cuidado de Filipe Pedroso, na pequena comunidade dos pescadores da Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá.

Santuário Nacional
Santuário Nacional


2. Em 1732, Filipe Pedroso entregou a imagem para os cuidados de seu filho, Atanásio, que construiu um pequeno oratório aberto ao público. Com o aumento dos fiéis que iam rezar diante da imagem, em 1740 foi construída uma pequena capela de pau-a-pique, na altura do Porto Itaguaçu, local do encontro da Imagem, nesta capela rezava-se o terço e entoavam-se o cântico de ladainhas.

CDM - Santuário Nacional
CDM - Santuário Nacional


3. Em 1743, o Padre Vilella, que era o então vigário de Guaratinguetá, iniciou, no morro dos Coqueiros, a construção de uma nova capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida, feita de taipa de pilão.

Esta capela teve a aprovação do Bispo do Rio de Janeiro. No dia 25 de julho de 1745, a imagem foi trazida da Capela do Porto Itaguaçu para a Capela do Morro dos Coqueiros. No dia 26 de julho, foi celebrada a primeira missa com a Imagem de Nossa Senhora Aparecida no altar e, a partir de então, o culto a Nossa Senhora Aparecida passou a ser oficialmente reconhecido pela Igreja.

CDM - Santuário Nacional
CDM - Santuário Nacional


4. Em 1760, como crescia o número de romeiros, a Capela do Morro dos Coqueiros começou a ser ampliada. De tempos em tempos, a capela passava por alguma reforma e, assim, em 1844, o Santuário ganhou um novo projeto de ampliação, que foi concluído no dia 24 de junho de 1888, com a inauguração do Santuário no formato que está até hoje, e que carinhosamente chamamos de Basílica Histórica.

CDM - Santuário Nacional
CDM - Santuário Nacional
Basílica de Nossa Senhora Aparecida no ano de 1984


5. Em 1946, foi lançada a pedra fundamental para a construção do Santuário novo, no local conhecido como Morro das Pitas. A primeira missa neste local foi celebrada no dia 01 de setembro de 1946, e a construção teve início no dia 11 de setembro de 1955. Em 1980, com a visita do Papa João Paulo II, o Santuário Novo foi consagrado como Basílica Menor. Em 03 de outubro de 1982, a imagem veio em definitivo da Basílica Velha para a Basílica Nova, e em 1984 a CNBB declarou oficialmente a Basílica de Aparecida como Santuário Nacional.

CDM - Centro de Documentação e Memória - Santuário Nacional
CDM - Centro de Documentação e Memória - Santuário Nacional
Pedra fundamental

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redação A12

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...