Por Luciana Gianesini Em Redação A12 Atualizada em 20 SET 2019 - 14H16

Redação A12 ao vivo celebra o aniversário da Rede Aparecida de Comunicação

O mês de setembro é um tempo de festa para a Rede Aparecida de Comunicação. TV Aparecida, Rádio Aparecida, Rádio POP, Portal A12 e Jornal Santuário celebram seus aniversários de fundação. Confira o testemunho de quem trabalha todos os dias para levar a mensagem da Mãe Aparecida até você.

No dia 06Eduardo Gois recebeu os colegas da equipe de jornalistas do Portal A12 para compartilharem histórias e depoimentos de quem tem a missão de divulgar a mensagem de Aparecida para o mundo através da internet

Luana Corrêa, coordenadora, Polyana Gonzaga, editora de conteúdo, e os jornalistas Allan Ribeiro (Jovens de Maria)Marília Ribeiro (Santuário Nacional), Matheus Mussolin (TV Aparecida), Elisangela Cavalheiro (Redentoristas) e o Padre Camilo Júnior, diretor do A12, participaram do bate-papo e relembraram grandes momentos destes nove anos de existência do portal. Participaram também as jornalistas Beatriz Nery (Rádio Aparecida e Rádio POP) e Laura Galvão (Jovens de Maria), via VT.

Gustavo Cabral
Gustavo Cabral
Padre Camilo, Polyana Gonzaga, Luana Corrêa, Eduardo Gois, Marília Ribeiro, Elisangela Cavalheiro, Allan Ribeiro e Matheus Mussolin

A coordenadora do A12, Luana Corrêa, iniciou explicando ao público o que é um portal de notícias, apresentando as primeiras versões da home page do A12 e mostrando a evolução do portal ao longo dos anos, até chegarmos ao layout atual. 

Polyana Gonzaga, editora de conteúdo, contou por que o A12 foi criado e como foi o início da atividade do Portal, em 2010Eduardo Gois também apresentou os demais integrantes da equipe: assistentes de comunicação, analistas, designers, editores de áudio e vídeo e revisora.

Em seguida, Allan Ribeiro falou da importância do Jovens de Maria, canal especialmente dedicado aos jovens devotos de Nossa Senhora, e sua linguagem pensada para falar de perto com a juventude que ama Maria. Ele também partilhou sua experiência na cobertura de grandes eventos, dos quais ele destaca a Jornada Mundial da Juventude, realizada no Panamá, em janeiro deste ano de 2019.

A jornalista Marília Ribeiro trouxe suas impressões sobre como é trabalhar para a editoria que cuida especialmente da comunicação entre o Santuário Nacional e o devoto de Nossa Senhora Aparecida. Ela comentou a responsabilidade de levar as informações completas sobre aquilo que o devoto de Aparecida precisa e quer saber, estando ou não presente fisicamente na Casa da Mãe.

Na sequência, Laura Galvão e Beatriz Nery, que foram colegas de turma na faculdade, deixaram seus depoimentos em vídeo sobre a alegria de atuarem juntas na missão de colaborar com a evangelização a partir do Santuário Nacional, falando não somente com os jovens, mas com devotos de todas as idades.

Matheus Mussolin, jornalista responsável por levar a programação da TV Aparecida também para a internet, partilhou seu testemunho sobre o desafio de atuar no veículo de maior audiência da Rede Aparecida de Comunicação, que está presente todos os dias na casa dos devotos da Mãe Aparecida. Ele destacou sua participação na transmissão ao vivo da final do Revelações Sertanejo de 2018, um dos maiores destaques da programação da TV e que, em 2019, está na sua segunda temporada.

Elisangela Cavalheiro falou sobre seu trabalho como interface entre a Congregação Redentorista e os devotos de Nossa Senhora, além de destacar dois momentos especiais de seu trabalho no portal: o primeiro em Fátima, Portugal, por ocasião do centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima, em 2017 e, mais recentemente, na cobertura do Círio de Nazaré, em Belém do Pará, no ano passado. Ela afirma que ambas as devoções são muito marcantes e, como dizem os devotos de Nazaré, a devoção "não se vive, se sente".

Por fim, Eduardo Gois também falou sobre seu trabalho na Redação A12, em que ele destaca grandes reportagens que teve a oportunidade de realizar: o Hospital de Amor em Barretos (SP), o vídeo e o infográfico sobre Adoção Tardia, o vlog em Juazeiro do Norte, sobre a devoção ao Padre Cícero e, por último, a visita ao Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, no México, em 2018.

Ao final da live, o diretor do A12, Padre Camilo Júnior, trouxe a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que é a razão pela qual o Portal A12 e toda a Rede Aparecida de Comunicação existem.

"O Portal A12 é uma forma de estender o manto de Nossa Senhora sobre o Brasil e até mesmo fora dele. É por causa dela e por causa de tudo o que ela representa, que o A12 trabalha com muito amor e carinho para levar a fé e a esperança para o coração das pessoas", finalizou o padre, dando uma bênção especial à equipe A12 e a todos que acompanhavam a live pelas redes sociais.

TV Aparecida, ampliando o amor da Mãe para além fronteiras


Na semana seguinte (13), o convidado foi o padre Willian Betonio, d
iretor de produção da TV Aparecida

Gustavo Cabral
Gustavo Cabral
Padre Willian Betonio, diretor de produção da TV Aparecida, e Eduardo Gois, do Portal A12


No ínicio do bate-papo,
Pe. Willian disse que temos muito a comemorar nesses 14 anos de TV Aparecida, em especial o trabalho em rede, com o Jornal Santuário e a Rádio Aparecida, que já existiam e, depois, com o Portal A12. Ele destaca a unidade entre os colaboradores como parte fundamental para o sucesso do trabalho.

Desde o início, a TV optou por uma programação muito diversificada e de muita qualidade. Pe Willian afirma que isso se deve ao foco nas pessoas que irão receber os conteúdos produzidos aqui, partindo do princípio máximo do Santuário Nacional, que ensina que "acolher bem também é evangelizar".

Por conta disso também, o jornalismo da TV, por exemplo, ao longo desses anos já ganhou alguns prêmios de comunicação. Para o padre, isto se deve à consciência de que é importante mostrar a realidade dos mais fracos, dos mais pobres, dar voz a quem não tem voz, seguindo a essência do Evangelho de Jesus Cristo, assim como a própria espiritualidade redentorista, que é estar ao lado dos que mais precisam. Nesse sentido, ele destaca a série Desafios da Igreja, pensada especialmente para divulgar a atuação da Igreja diante das mais diferentes e árduas realidades do Brasil.

Para o futuro, o missionário redentorista diz que a TV Aparecida está sempre atenta às tendências mais atuais em termos de comunicação, além do olhar também sempre voltado às urgências da população. Padre Willian afirma que é missão de toda a Rede Aparecida dar oportunidade e incentivar a coragem de se manifestar e debater os mais diferentes assuntos, em especial diante do momento político que o País tem atravessado. Ele destaca que a TV Aparecida está comprometida em oportunizar o debate social entre todas as parcelas da sociedade.

Rádio Aparecida, uma história de sonho que realiza 


A Rádio Aparecida também faz aniversário e tem história. O redentorista ressaltou o grande desafio de manter a Rádio há tantos anos na ativa e com um papel de relevância na comunidade. Ele comentou as grandes transformações que a Rádio atravessou ao longo desses 68 anos de história, acompanhando a evolução tecnológica, do mono ao estéreo, do AM para o FM, do FM para o digital, do rádio para a internet.

Um dos maiores destaques, segundo padre Willian, tem sido o grande número de downloads do aplicativo da rádio, que ampliou e muito o alcance da Rádio Aparecida. Isso demonstra que, ao contrário do que se imaginava há alguns anos, que o rádio "morreria", as pessoas ainda estão buscando amplamente por conteúdos em áudio, e nisso a Rede Aparecida de Rádio tem se feito muito presente.

Ao final, o redentorista disse, como um testemunho pessoal de missionário e comunicador, que a Rede Aparecida tem contribuído muito para seu crescimento. Para ele, que está há quase 9 anos na Rede, é um privilégio estar acompanhando de perto o trabalho desenvolvido pelos meios de comunicação de Aparecida e evoluir junto com eles. 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luciana Gianesini, em Redação A12

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.