Ordenação Presbiteral - Jonas Luiz de Pádua (Thiago Leon)
Redentoristas

Ordenação Presbiteral do diácono Jonas Luiz de Pádua, C.Ss.R.

"Permanecei em meu amor" (Jo 15,9) foi o lema escolhido pelo neossacerdote

Escrito por Redação A12

11 SET 2021 - 19H28 (Atualizada em 13 SET 2021 - 09H04)

Com grande alegria, expressa nos rostos presentes na Casa da Mãe no entardecer deste sábado, 11 de setembro, a Igreja ganhou mais um sacerdote. Pela imposição das mãos e Oração Consecratória de Dom Darci José Nicioli, arcebispo da Diocese de Diamantina (MG), o diácono Jonas Luiz de Pádua, C.Ss.R. recebeu o Sacramento da Ordem na celebração das 18h, no Altar Central do Santuário Nacional.

Concelebraram diversos sacerdotes da Congregação do Santíssimo Redentor, entre estes, Dom Joércio Gonçalves Pereira, C.Ss.R., bispo emérito de Coari (AM), também o padre Fábio de Souza Leão, pároco da paróquia São Geraldo Magelade Inconfidentes (MG), cidade natal do ordenando, bem como o Superior Provincial, Padre Marlos Aurélio, C.Ss.R., e o reitor do Santuário Nacional, Padre Carlos Eduardo Catalfo, C.Ss.R.

Thiago Leon
Thiago Leon

Toda a celebração foi permeada e abrilhantada por cantos vocacionais. Acompanhado de seus pais, Esterlina e José, o atual diretor do Portal A12 teve de segurar a emoção em muitos momentos.

O lema escolhido pelo agora neossacerdote, “Permanecei em meu amor” (João 15, 9), reflete bem o trabalho que o missionário redentorista vem construindo desde o início de sua caminhada vocacional junto à congregação, cujo carisma consiste em propagar, com a palavra e a vida, a graça da redenção abundante, ou seja, o amor redentor de Jesus Cristo.

:: Conheça a trajetória e o chamado vocacional do padre Jonas Luiz de Pádua, C.Ss.R.

Thiago Leon
Thiago Leon

Na entronização da Palavra, ao som da música “Quando chegou a Palavra”, de Pe. Zezinho, um carro-andor representou o padre Jonas no início de sua caminhada, em frente de casa, junto de seus pais e com a mochila nas costas, partindo para os estudos.

“A Palavra do Senhor, depois que ela passou, nada mais será do jeito que já foi”, dizia o refrão, revelando o poder transformador que a Palavra de Deus possui, especialmente para os missionários redentoristas, especialistas em traduzi-la para uma linguagem simples e acessível a todo o povo.

Homilia

Manifestando sua alegria em celebrar novamente no Santuário Nacional, o Arcebispo de Diamantina expressou: O Santuário é morada de Deus, casa de Maria e encontro de irmãos. O Santuário é Tabor, é Gólgota, é prefiguração da Jerusalém Celeste, um 'pedacinho do céu'”.

Thiago Leon
Thiago Leon

Dom Darci lembrou que cada Eucaristia celebrada faz memória do amor maior, de um Deus que nos salva sem ressalvas. Ao ordenando, o arcebispo lembrou que ele "está sendo ordenado para ser arauto Daquele que o chamou e agora o envia. É um ser para testemunhar o amor de Deus". É um chamado a anunciar a Copiosa Redenção, como ensinou Santo Afonso.

“Jonas, agora como presbítero, anuncie o amor de Deus, que compromete a vida!”, incentivou Dom Darci.

“Conforme sua vida a Cristo, e então o seu ministério dará muitos frutos. A ação ministerial deve vir de uma sadia espiritualidade, para que você seja fermento no mundo. Seja proclamador da palavra de Deus, que educa, corrige e salva. Crer, ensinar e testemunhar. Seja um homem eucarístico, e não um ‘fazedor’ da Eucaristia. E saiba que o povo está faminto de Deus. Seja o dispensador da graça de Deus. E cuide para que seu coração de pastor esteja continuamente em sintonia com o do povo que lhe for confiado”, completou.

Por fim, Dom Darci referiu-se a Nossa Senhora:

“Tenha sempre a Virgem Maria como modelo de sua vida sacerdotal. 'O Senhor fez em mim maravilhas', Maria cantou. Ele fará maravilhas em você também! Celebremos!”

No momento do propósito, o diácono Jonas aceitou seguir as prerrogativas do sacramento da Ordem e, em seguida, invocou-se a intercessão de todos os santos e santas, com a oração da Ladainha. Na imposição das mãos e uma prece silenciosa, os bispos e sacerdotes concelebrantes rezaram pelo ordenando.

Thiago Leon
Thiago Leon

Com a entrega das vestes litúrgicas, o revestimento e a unção das mãos, o Padre Jonas Luiz de Pádua, C.Ss.R. já se tornava presbítero para a Igreja! Recebendo das mãos de Dom Darci a Eucaristia, o novo padre foi acolhido no presbitério, junto aos concelebrantes.

Ao final da celebração, o Superior Provincial dos Redentoristas, Padre Marlos, C.Ss.R., expressou seus agradecimentos a todos que rezam pelas vocações. Graças a essas orações, “Deus jamais deixará de enviar homens e mulheres para continuar Sua missão no mundo”, destacou. Agradeceu também ao arcebispo ordenante, Dom Darci, aos padres e bispo concelebrantes e, claro, ao neossacerdote, por sua disponibilidade e entrega.Que você tenha disposição de retomar, em cada momento de dificuldade, a beleza e a importância deste dia”, disse.

Leia MaisCozinha e vocação será que têm alguma relação? Em seus agradecimentos, Padre Jonas lembrou o lema redentorista “Junto do Senhor, é Copiosa a Redenção”. Entrego meu ministério sacerdotal no colo da Mãe Aparecida, que acolheu com generosidade esta celebração, que ocorreu conforme a vontade de Deus”, ressaltou, destacando a importância de Nossa Senhora Aparecida em sua caminhada vocacional: 

“Que possamos juntos permanecer no amor de Deus, com as bênçãos de Nossa Senhora! E rezem por mim! Muito obrigado!”

Ao final da celebração, com a voz embargada, Dom Darci fez um apelo emocionante, pedindo orações por seu sobrinho, padre Andrey Nicioli, que, nas palavras do próprio arcebispo, “se encontra em uma luta pela vida”. Padre Jonas atendeu prontamente ao pedido, rezando a Consagração diante da imagem de Aparecida.

>> Confira a galeria de fotos da celebração:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.