Santo Padre

30 dias do pontificado de Leão XIV: as primeiras palavras do novo Papa

Padre José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

Escrito por Pe. José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

09 JUN 2025 - 08H45 (Atualizada em 09 JUN 2025 - 11H05)

Vatican News

Na tarde de 8 de maio, o mundo católico recebeu com alegria a notícia de que, no conclave dos cardeais para escolher o sucessor do papa Francisco, fora eleito o cardeal Robert Francis Prevost, que tomou o nome de Leão XIV.

Quando ele apareceu na varanda da Basílica de São Pedro para saudar os milhares de fiéis reunidos na praça, o mundo inteiro estava curioso para ouvir suas primeiras palavras e descobrir que rumo ele queria dar ao seu pontificado. Ele falou de paz:

“Caríssimos irmãos e irmãs, a paz esteja com todos vós! Esta é a primeira saudação de Cristo Ressuscitado, o Bom Pastor que deu a vida pelo rebanho de Deus. Também eu gostaria que esta saudação de paz entrasse no vosso coração, chegasse às vossas famílias, a todas as pessoas, a todos os povos, a toda a terra. Esta é a paz de Cristo Ressuscitado: uma paz desarmada e uma paz que desarma, que é humilde e perseverante, que vem de Deus, do Deus que nos ama a todos.”

Reprodução/ Vatican News
Reprodução/ Vatican News

Depois falou de esperança:

“O mal não prevalecerá. Estamos todos nas mãos de Deus. Portanto, sem medo, unidos de mãos dadas com Deus e uns com os outros, sigamos em frente! Somos discípulos de Cristo, Ele vai à nossa frente. O mundo precisa da Sua luz. A humanidade precisa Dele como ponte para poder ser alcançada por Deus e pelo seu amor.”

Insistiu também na união, usando a expressão “Igreja sinodal” (que caminha junto), tão cara ao papa Francisco. “Queremos ser uma Igreja sinodal, uma Igreja que caminha, uma Igreja que sempre busca a paz e a caridade, que sempre quer estar próxima, especialmente daqueles que sofrem.”

E descreveu que modelo de Igreja ele quer promover:

“Devemos buscar juntos como ser uma igreja missionária, uma igreja que constrói pontes e sabe dialogar”. Referindo-se ao sugestivo visual das colunatas da praça, que parecem abraçar quem nela está, completou:

Uma Igreja sempre aberta para receber, como esta praça com os braços abertos, a todos aqueles que precisam da nossa caridade, da nossa presença, do diálogo e do amor. Ajudai-nos também vós, e depois uns aos outros, a construir pontes, com o diálogo, com o encontro, unindo-nos a todos para sermos um só povo, sempre em paz.”

E com um cordial “Obrigado, Papa Francisco!” expressou sua gratidão ao antecessor pelo legado que deixou, demonstrando o desejo de continuar seu trabalho. Em todas as suas palavras, Leão XIV deixou uma impressão de humildade e simplicidade, refletindo a sua visão de um papado próximo do povo, bem no estilo de Francisco.

Que Deus o ilumine e guie seus passos! 

add_box Papa Leão XIV: um novo tempo para a Igreja

Escrito por:
Padre José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.
Pe. José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

Missionário Redentorista, diplomado em Teologia e em Ciências Bíblicas por Universidades de Roma e de Jerusalém. É o tradutor da Bíblia de Aparecida.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...