“Os cristãos têm o dever de anunciá-lo sem excluir ninguém, e não como quem impõe uma nova obrigação, mas como quem partilha uma alegria”
Papa Francisco
Outubro é o mês missionário, tempo em que a Igreja lembra a cada um de nós que evangelizar é missão de todo batizado. Ser cristão é viver em comunhão com Cristo e a Igreja. O Batismo nos faz membros do Corpo de Cristo, e assim, participantes de Sua Missão de salvar o mundo, levando-o para Deus, por meio da vivência dos ensinamentos de Jesus.
Leia MaisColeta missionária será realizada nas Dioceses brasileiras Em sua tradicional mensagem para o 97° Dia Mundial das Missões, celebrado neste domingo (22), o Papa Francisco recorda o tema deste ano, inspirado na história dos discípulos de Emaús, narrada por Lucas no seu Evangelho (24, 13-35): “Corações ardentes, pés ao caminho”.
“Os dois discípulos estavam confusos e desiludidos, mas o encontro com Cristo na Palavra e no Pão partido acendeu neles o entusiasmo para pôr os pés ao caminho rumo a Jerusalém e anunciar que o Senhor tinha verdadeiramente ressuscitado”, diz o Santo Padre.
A transformação dos discípulos é explicada por Francisco sobre três aspectos que desenham o nosso ardor missionário: Corações ardentes pelas Escrituras explicadas por Jesus, olhos abertos para O reconhecer e, como ponto culminante, os pés a caminho.
A Palavra de Deus ilumina e transforma o coração
Como no início da vocação dos discípulos e também agora, no momento da frustração, o Senhor toma a iniciativa de Se aproximar dos seus discípulos e caminhar ao lado deles. Na sua grande misericórdia, Ele nunca Se cansa de estar conosco, apesar dos nossos defeitos, dúvidas, fraquezas e não obstante a tristeza e o pessimismo nos reduzam a “homens sem inteligência e lentos de espírito” pessoas de pouca fé.
"Portanto, deixemo-nos sempre acompanhar pelo Senhor ressuscitado que nos explica o sentido das Escrituras. Deixemos que Ele faça arder o nosso coração, nos ilumine e transforme, para podermos anunciar ao mundo o seu mistério de salvação com a força e a sabedoria que vêm do seu Espírito".

Jesus na Eucaristia, fonte da missão
Cristo tomou o pão, pronunciou a bênção, partiu e deu aos discípulos, assim, Francisco nos orienta que após a partilha do pão, Jesus entrou no coração dos discípulos para fazê-los arder ainda mais, impulsionando a retomar sem demora o seu caminho para comunicar a todos a experiência única do encontro com o Ressuscitado!
“A propósito, é preciso ter presente que, se o simples repartir o pão material com os famintos em nome de Cristo já é um ato cristão missionário, quanto mais o será o repartir o Pão eucarístico, que é o próprio Cristo? Trata-se da ação missionária por excelência, porque a Eucaristia é fonte e ápice da vida e missão da Igreja", disse o Papa.
Pés a caminho! A eterna juventude de uma Igreja sempre em saída
Após reconhecerem Jesus na fração do pão, os discípulos partiram sem demora e voltaram para Jerusalém, esta saída apressada para compartilhar a alegria do encontro com o Senhor, mostra que a alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Cristo.
Não se pode encontrar verdadeiramente Jesus ressuscitado, sem se inflamar no desejo de contá-lo a todos. Por isso, o primeiro e principal recurso da missão são aqueles que reconheceram Cristo ressuscitado, nas Escrituras e na Eucaristia, e que trazem o seu fogo no coração e a sua luz no olhar. Francisco conclui recordando os aspectos destacados em sua mensagem.
“Saiamos também nós, iluminados pelo encontro com o Ressuscitado e animados pelo seu Espírito. Saiamos com corações ardentes, olhos abertos, pés ao caminho, para fazer arder outros corações com a Palavra de Deus, abrir outros olhos para Jesus Eucaristia, e convidar todos a caminharem juntos pelo caminho da paz e da salvação que Deus, em Cristo, deu à humanidade”.
Neste link, você pode ler na íntegra a mensagem do Papa sobre o Dia Mundial das Missões
Irmã Regina Pedro, diretora das Pontifícias Obras Missionárias fala sobre esta data
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.