Durante o Angelus deste domingo (24), o Papa Leão XIV refletiu sobre o Evangelho da “porta estreita” (Lc 13,22-30) e chamou atenção para a necessidade de uma fé que se traduza em escolhas concretas e exigentes.
Segundo o Pontífice, Jesus não quer que seus seguidores vivam apenas uma religião exterior.
“Não basta professar a fé com palavras, comer e beber com Ele celebrando a Eucaristia ou conhecer bem os ensinamentos cristãos. A nossa fé é autêntica quando envolve toda a nossa vida, quando se torna um critério para as nossas escolhas”, destacou.
O Papa explicou que o Evangelho de hoje desafia a “segurança dos crentes”, especialmente aqueles que pensam já estar salvos apenas por cumprir práticas religiosas.
“O Senhor não quer um culto separado da vida e não lhe são agradáveis sacrifícios e orações que não nos levam a viver o amor aos irmãos e a praticar a justiça”, disse.
Recordando a vida de Cristo, o Santo Padre lembrou que Jesus não seguiu o caminho do sucesso ou do poder, mas atravessou a “porta estreita” da cruz. Por isso, Ele se tornou a medida da fé.
“Jesus é a porta que devemos atravessar para sermos salvos, vivendo o seu mesmo amor e tornando-nos, com a nossa vida, agentes de justiça e paz”, afirmou.
Para Leão XIV, viver a fé pode significar tomar decisões que não agradam a todos. “Às vezes, isso significa fazer escolhas difíceis e impopulares, lutar contra o próprio egoísmo e gastar-se pelos outros”, explicou.
Contudo, o Papa assegurou que esse caminho abre a vida para algo maior: “Ao ultrapassar esse limiar, descobriremos que a vida se abre diante de nós de uma maneira nova, entrando desde já no espaçoso coração de Deus”.
O Santo Padre concluiu sua meditação pedindo a intercessão da Virgem Maria: “Invoquemos a Virgem Maria, para que nos ajude a atravessar com coragem a porta estreita do Evangelho, de modo que possamos abrir-nos com alegria à largura do amor de Deus Pai”.
Após a oração do Angelus, o Papa manifestou sua solidariedade ao povo de Cabo Delgado, em Moçambique, que sofre com a violência e a instabilidade. “Convido-os a rezar por eles e expresso minha esperança de que os esforços dos líderes do país tenham sucesso em restaurar a segurança e a paz naquele território”, declarou.
O Pontífice também se uniu ao povo da Ucrânia, lembrando a iniciativa espiritual “Oração Mundial pela Ucrânia”, pedindo a Deus o dom da paz para o país marcado pela guerra.
:: Acenda uma vela virtual para rezar pela paz no mundo
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.