Santo Padre

Angelus: Deus não está longe, é Pai, conhece-te e ama-te

“De fato, se o Deus do céu está perto, não estamos sozinhos na terra, e mesmo na dificuldade não perdemos a fé” – Papa Francisco

Escrito por Vanessa Rodrigues

18 JUN 2023 - 11H48 (Atualizada em 20 JUN 2023 - 11H22)

Vaticam Media

No Angelus deste domingo (19), o Papa Francisco expressou gratidão pelo apoio dos fiéis durante os dias que ficou internado por conta de uma cirurgia no intestino. O Papa Francisco recebeu alta do hospital Gemelli, em Roma, na manhã da última sexta-feira (16), sendo este o primeiro Angelus, após alta.

“Desejo expressar a minha gratidão a quantos, durante os dias da minha estada no Hospital Gemelli, me mostraram carinho, cuidado e amizade, e me garantiram o apoio da oração. Esta proximidade humana e espiritual foi de grande ajuda e conforto para mim. Obrigado a todos! Obrigado! Obrigado pelo meu coração”!

No Angelus deste domingo (19), Papa Francisco falou sobre a proximidade de Deus e proximidade de Jesus e que o reino de Deus está próximo.

“Hoje, no Evangelho, Jesus chama pelo nome – chama pelo nome – e envia os doze Apóstolos. Ao enviá-los, pede-lhes que proclamem apenas uma coisa: «Pregai ao longo do caminho, dizendo: «Está próximo o reino dos céus»» (Mt 10, 7). É o mesmo anúncio com o qual Jesus iniciou a sua pregação: o reino de Deus, isto é, o seu senhorio de amor, está próximo, está no meio de nós. E esta não é apenas uma notícia entre outras, não, mas a realidade fundamental da vida: a proximidade de Deus, a proximidade de Jesus”.

Francisco ainda nos lembra de que não estamos sozinhos na terra e que mesmo na dificuldade não percamos a fé.

“Aqui está a primeira coisa a dizer às pessoas: Deus não está longe, mas é Pai. Deus não está distante, é Pai, conhece-te e ama-te; ele quer te pegar pela mão, mesmo quando você percorre caminhos íngremes e acidentados, mesmo quando você cai e luta para se levantar e voltar aos trilhos. Ele, o Senhor, está aí com você. De fato, muitas vezes nos momentos em que você está mais fraco, você pode sentir a presença dele com mais força. Ele conhece o caminho, ele está com você, ele é o seu Pai! Ele é meu pai! Ele é nosso Pai”!

O Santo Padre pede que não tenhamos medo, já que o anuncio de que Deus está próximo nos deixa seguro e protegido como uma criança que caminha pela mão do pai.

O mundo, grande e misterioso, torna-se familiar e seguro, porque a criança sabe que está protegida. Ele não tem medo e aprende a se abrir: conhece outras pessoas, faz novos amigos, aprende com alegria coisas que não sabia e depois volta para casa e conta a todos o que viu, enquanto dentro dele cresce o desejo tornar-se adulto e fazer as coisas que viu seu pai fazer. É por isso que Jesus parte daqui, é por isso que a proximidade de Deus é o primeiro anúncio: ficando perto de Deus, vencemos o medo, abrimo-nos ao amor, crescemos no bem e sentimos a necessidade e a alegria de anunciar”.

Após a oração, Francisco citou que na próxima terça-feira, 20 de junho, será o Dia Mundial do Refugiado, organizado pelas Nações Unidas e lembrou com grande dor nas vítimas do grave naufrágio ocorrido nos últimos dias na costa da Grécia. 

Reiterou suas orações por aqueles que perderam a vida e implorou para que sempre se faça todo o possível para evitar tragédias semelhantes. Perseveremos em oração pela população da atormentada Ucrânia – não nos esqueçamos deles! – que sofrem muito, pediu o Papa.

Assista ao Angelus

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vanessa Rodrigues, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...