Santo Padre

Papa Francisco passa por cirurgia de três horas "sem complicações", diz Vaticano

A Sala de Imprensa da Santa Sé confirmou, em nota, que todas as audiências do Papa estão suspensas até o próximo dia 18 de junho

Escrito por Guilherme Gomes

06 JUN 2023 - 12H11 (Atualizada em 07 JUN 2023 - 17H03)

Vatican Media

Leia MaisLaparocele: entenda a nova cirurgia do Papa FranciscoA cirurgia do Papa Francisco, nesta quarta-feira (07), ocorreu “sem complicações, de acordo com o Vaticano.

O procedimento cirúrgico no intestino do Pontífice teve duração de três horas. A expectativa é que o Santo Padre fique internado por alguns dias para recuperação.

A Sala de Imprensa da Santa Sé confirmou, em nota, que todas as audiências do Papa estão suspensas até o próximo dia 18 de junho.

Mais cedo, nesta quarta-feira, a Sala de Imprensa do Vaticano, através do seu diretor, Matteo Bruni, informou que o Santo Padre seria operado na tarde de hoje, para tratar de novas obstruções intestinais.

"No final da Audiência Geral, o Santo Padre se dirigiu ao Hospital Universitário A. Gemelli onde, no início da tarde, será submetido a uma laparotomia e a uma cirurgia plástica da parede abdominal com prótese, sob anestesia geral. A operação, planejada nos últimos dias pela equipe médica que assiste o Santo Padre, tornou-se necessária devido a uma laparocele encarcerada que está causando síndromes suboclusivas recorrentes, dolorosas e agravadas. A permanência no hospital durará vários dias para permitir o curso normal do pós-operatório e a recuperação funcional completa".

.:: Laparocele: entenda a nova cirurgia do Papa Francisco

O Papa no pós-cirurgia

"O Papa está acordado e já brincou", assim começou a coletiva de imprensa com o médico que operou Francisco, Dr. Sergio Alfieri, diretor do Departamento de Ciências Médicas e Cirúrgicas Abdominais do Hospital Gemelli, em Roma. 

Ao lado de Matteo Bruni, o médico detalhou o procedimento cirúrgico:

"A operação e a anestesia geral se realizaram sem complicações. O Santo Padre reagiu bem à cirurgia”, disse.

Histórico do Papa

Na tarde de ontem (06), o Vaticano havia informado que o Papa Francisco tinha ido ao Hospital Gemelli, em Roma para exames de controle e já havia retornado ao Vaticano, tendo participado, inclusive, da assembleia geral desta manhã de quarta-feira (horário de Roma).

A nova ida ao hospital aconteceu apenas dois meses após o Pontífice ser internado com quadro de pneumonia no mesmo Hospital Gemelli.

Na ocasião, em março, o Vaticano anunciou que o Papa estava no hospital para exames já agendados, antes de admitir que Francisco estava com dificuldades respiratórias e tinha uma infecção que exigia tratamento com antibiótico. Somado a isso, também persiste a dificuldade de locomoção do Santo Padre, devido a problemas no joelho (veja vídeo abaixo).

Há duas semanas, o Papa declarou em entrevista ao canal Telemundo, que a "pneumonia foi tratada a tempo".

Se tivéssemos esperado mais algumas horas, teria sido mais grave”, disse o Papa.

A bateria de exames desta terça-feira coincidiu com a divulgação da programação da próxima Viagem Apostólica do Santo Padre.

O Pontífice tem presença confirmada na Jornada Mundial da Juventude, em Portugal, em agosto.

.:: Entenda o problema de saúde do Papa:

.:: Veja a biografia especial do A12 sobre o Papa Francisco

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...