Santo Padre

Arcebispo brasileiro entrega Documento de Santarém ao Papa

O texto faz parte do Documento Final do IV Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal

Escrito por Redação A12

24 JUN 2022 - 11H14 (Atualizada em 24 JUN 2022 - 13H30)

Reprodução/ Vatican Media

Leia MaisPapa Francisco recebe Bispos do Amazonas e ganha cocarPapa Francisco recebe Ratinho no VaticanoDom Leonardo Steiner, Arcebispo de Manaus, entregou o Documento de Santarém 2022 para o Papa Francisco, no Vaticano, na última segunda-feira (20).

O texto faz parte do Documento Final do IV Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal e aborda, principalmente, o avanço da destruição capitaneada por um modelo de desenvolvimento predatório e assombroso, que empurra a região para um processo de esgotamento quase irreversível.

Ao receber o Documento, o Papa prometeu lê-lo e nos estimulou muito a continuar no caminho da evangelização”, disse Dom Leonardo em entrevista ao Vatican News.

O Arcebispo de Manaus ainda sublinhou que o encontro com o Santo Padre foi aberto e direto.

Ele nos incentivou a implementar o Sínodo e a Querida Amazônia e nos agradeceu pela missão que realizamos no território. Durante o tempo que estivemos com ele, várias vezes fez referência ao empenho das Igrejas particulares que estão na Amazônia”, falou Dom Leonardo Steiner.

Sobre o significado deste momento com o Pontífice, Dom Leonardo afirmou que o serviço missionário pleno de compaixão, acolhida e esperança foi ratificado pelo Papa.

Esse encontro, que aconteceu na esteira do Encontro de Santarém, confirma que estamos no caminho certo, de tentarmos evangelizar, de estarmos junto aos povos originários e ser um sinal de esperança, de 'samaritanidade' e de misericórdia”, disse.

Nas palavras do ‘Cardeal da Amazônia’, como é carinhosamente chamado pela Igreja do Brasil, o encontro “foi um momento de satisfação, de alegria que nos deu muito animo”. E concluiu com um desejo.

Que os frutos desse encontro com o Papa Francisco perdurem por muito tempo e, assim, nós, bispos, continuemos a animar as nossas comunidades que estão na Amazônia. E, levaremos daqui, para as nossas comunidades, a benção apostólica do Santo Padre”, finalizou Dom Leonardo Steiner.

.:: Veja a biografia especial do A12 sobre o Papa Francisco 

.:: Exclusivo: "Não vou renunciar", diz Papa

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.