O Papa Leão XIV deu início a 2026 com o lembrete de que os fiéis precisam destinar um tempo para a oração. Foi lançado o projeto “Reze com o Papa”, uma iniciativa global que une oração, a Palavra de Deus e comunhão entre um mundo dilacerado por guerras e conflitos.
O projeto nasce dentro da Rede Mundial de Oração do Papa e do Dicastério para a Comunicação. Esta é uma atualização iniciada por Francisco há dez anos, quando “O Vídeo do Papa” começou a aproximar milhões de pessoas das intenções mensais do Pontífice. Agora, a proposta vai além de ouvir o Papa, mas rezar com ele.
A primeira intenção de oração de 2026, ligada ao Domingo da Palavra de Deus, celebrado em 25 de janeiro, pede “pela oração com a Palavra de Deus.”
No vídeo gravado na Capela de San Pellegrino, no Vaticano, Leão XIV define o sentido dessa experiência espiritual:
“Jesus, a Palavra viva do Pai é a luz que guia nossos passos. Sabemos que o coração humano vive inquieto, faminto de sentido, e só o teu Evangelho pode dar-lhe descanso e plenitude.”
Leão XIV apresenta a oração como força para a vida diária, que se transforma numa fé que vem junto a uma ação pastoral:
“Que a tua Palavra seja alimento no cansaço, esperança na escuridão e força nas nossas comunidades. Que a nossa fé amadureça no encontro contigo através da tua Palavra, mobilizando-nos, a partir do coração, para ir ao encontro dos outros, servir os mais vulneráveis, perdoar, construir pontes e anunciar a vida.”
Para o Papa, é imprescindível o católico estar com uma Bíblia, pois assim “faz de nós uma Igreja que reza com a Palavra, que nela se edifica e a partilha com alegria, para que em cada pessoa renasça a esperança de um mundo novo.”
add_box A Mãe Aparecida está na Bíblia?
Na apresentação oficial do projeto, no Vaticano, o prefeito do Dicastério para a Comunicação, Paolo Ruffini, afirmou não se tratar de uma campanha digital.
“A oração íntima e universal do Papa é oferecida de uma forma nova, sóbria e forte, como instrumento visível de unidade e comunhão no Senhor, ponto de encontro para milhões de pessoas, presentes tanto no espaço digital quanto nos espaços concretos da sua vida, a partir do coração de cada um. Esta rede, que não é virtual, mas real, demonstra que ainda é possível encontrar-se, mesmo em tempos de divisão, bombas e guerras.”
Ruffini recordou ainda palavras recentes de Leão XIV sobre a cultura digital: “Rezar juntos é construir uma rede. E mesmo em nossa era secularizada, somos desafiados pela busca espiritual de nossos contemporâneos, que é muito mais rica do que talvez possamos compreender."
O diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, Pe. Cristóbal Fones, explicou o alcance do projeto:
“Tem como objetivo ser uma porta aberta para que qualquer pessoa, onde quer que esteja, possa unir-se à intenção de oração que o Santo Padre propõe a cada mês, rezando com Ele, em espírito sinodal.”
Hoje, a Rede reúne mais de 22 milhões de pessoas em mais de 90 países.
O Santo Padre também decidiu usar as próprias redes sociais para convidar à oração. Segundo Ruffini, o Papa pediu que os fiéis se afastem da distração contínua, ou seja, sair da rolagem infinita e voltar ao essencial.
Leão XIV “comunica-se como um homem de seu tempo, dentro de seu tempo, no qual ele se permite o espaço da oração”, completou.
add_box 12 intenções de oração de Leão XIV para rezar o ano todo
Fonte: Vatican News
Batismo de adultos: o que a Igreja ensina e como funciona?
Gabriel Vieira, colaborador do Santuário Nacional, traz um relato emocionante sobre a busca pelos Sacramentos da Iniciação Cristã na Casa da Mãe, e mostra que nunca é tarde!
Cristãos vivem entre guerras e incertezas na Terra Santa
Mesmo após o cessar-fogo, a Faixa de Gaza segue marcada por destruição e incerteza, enquanto cristãos lutam para manter a fé viva em meio à crise humanitária
Tudo sobre Batismo: confira as perguntas mais frequentes
Vai batizar uma criança na família ou será o batizado? Aprenda com o A12 como se preparar e saiba tudo sobre o primeiro Sacramento da Iniciação Cristã.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.