Santo Padre

Doadores de sangue: “a felicidade está em doar uma parte importante de si”

Citando sua nova Encíclica, Dilexit nos, o Santo Padre falou sobre o sangue como algo que chega ao coração, o centro de união de cada pessoa.

Escrito por Redação A12

11 NOV 2024 - 16H28 (Atualizada em 25 NOV 2024 - 15H57)

Rizki_009/Shutterstock

Dia 25 de novembro é o dia internacional do doador de sangue. Recentemente, em uma mensagem para a Federação Italiana de Associações de Doadores de Sangue (Fidas), o Papa Francisco expressou gratidão e encorajamento aos voluntários, ressaltando a importância de doar “gratuitamente” uma “parte importante” de si, sem olhar para “a cor da pele” ou “crença religiosa” de quem recebe.

O Santo Padre destacou como essa doação altruísta supera a indiferença e quebra as barreiras sociais, tornando-se um gesto de verdadeira solidariedade.

Para o Papa, doar sangue é um ato que gera alegria genuína, um sentimento que quem pratica o voluntariado conhece bem. Ele recorda uma fala de Jesus que diz: “É maior felicidade dar que receber!”, e usa as palavras de Bento XVI, sublinhando que fomos feitos para amar e que o amor deve guiar todas as nossas ações.

“Vós doais gratuitamente aos outros uma parte importante de vós mesmos, vosso sangue, e certamente conheceis a felicidade que advém do compartilhar.”

:: Doação de sangue é uma prática de solidariedade

O Santo Padre também apontou o valor do testemunho silencioso. Quem doa sangue geralmente não sabe quem irá recebê-lo, e quem recebe raramente conhece a identidade de seu doador.

“E o próprio sangue, nas suas funções vitais, é um símbolo eloquente: não olha para a cor da pele, nem para a pertença étnica ou religiosa de quem o recebe, mas entra humildemente onde pode, procurando chegar, correndo através das veias, a cada parte do organismo, para ali levar energia. É assim que age o amor.”

No terceiro ponto de sua reflexão, o Pontífice explorou o significado da solidariedade. Ele falou sobre o sangue como algo que chega ao coração, o centro de união de cada pessoa, citando sua nova Encíclica, “Dilexit nos”.

Para o Papa, doar sangue é também um “caminho de crescimento espiritual”, um dom que reconhece a presença de Cristo naqueles que sofrem e necessitam. Ele citou as palavras de São João Paulo II, incentivando os doadores a enxergarem esse ato “como um dom ao Senhor da Misericórdia, que se identifica com quem sofre”. 

Ao encerrar, Francisco convidou a todos a abraçarem cada pessoa com caridade, reconhecendo que doar sangue é mais do que uma ação física, é um sinal de unidade e amor que verdadeiramente transforma o mundo.

Vamos doar sangue?

Moro ou estou no Vale do Paraíba. Onde posso doar sangue?

Núcleo de Hemoterapia de Taubaté

Endereço: Av. Inglaterra, 190, Jardim das Nações

Telefone (12) 3624 1273

Horário de atendimento:

• Segunda a sexta-feira das 7h às 16h

• Sábados, feriados e horários especiais, consulte as redes sociais.

• Domingo: fechado

Faça seu agendamento de segunda a sexta: http://www.hemocentro.fmrp.usp.br/canal-do-doador/agendamento/

O que eu preciso saber sobre doação de sangue?

Ter entre 16 a 69 anos. Caso seja menor de idade, é necessária autorização formal para liberação e estar acompanhado de um maior;

Pesar mais de 50 Kg;

Levar um documento com foto;

Estar bem de saúde e descansado;

Não estar e jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas horas;

Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

Não ter fumado nas últimas 2 horas (mínimo).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...