Dia 25 de novembro é o dia internacional do doador de sangue. Recentemente, em uma mensagem para a Federação Italiana de Associações de Doadores de Sangue (Fidas), o Papa Francisco expressou gratidão e encorajamento aos voluntários, ressaltando a importância de doar “gratuitamente” uma “parte importante” de si, sem olhar para “a cor da pele” ou “crença religiosa” de quem recebe.
O Santo Padre destacou como essa doação altruísta supera a indiferença e quebra as barreiras sociais, tornando-se um gesto de verdadeira solidariedade.
Para o Papa, doar sangue é um ato que gera alegria genuína, um sentimento que quem pratica o voluntariado conhece bem. Ele recorda uma fala de Jesus que diz: “É maior felicidade dar que receber!”, e usa as palavras de Bento XVI, sublinhando que fomos feitos para amar e que o amor deve guiar todas as nossas ações.
“Vós doais gratuitamente aos outros uma parte importante de vós mesmos, vosso sangue, e certamente conheceis a felicidade que advém do compartilhar.”
:: Doação de sangue é uma prática de solidariedade
O Santo Padre também apontou o valor do testemunho silencioso. Quem doa sangue geralmente não sabe quem irá recebê-lo, e quem recebe raramente conhece a identidade de seu doador.
“E o próprio sangue, nas suas funções vitais, é um símbolo eloquente: não olha para a cor da pele, nem para a pertença étnica ou religiosa de quem o recebe, mas entra humildemente onde pode, procurando chegar, correndo através das veias, a cada parte do organismo, para ali levar energia. É assim que age o amor.”
No terceiro ponto de sua reflexão, o Pontífice explorou o significado da solidariedade. Ele falou sobre o sangue como algo que chega ao coração, o centro de união de cada pessoa, citando sua nova Encíclica, “Dilexit nos”.
Para o Papa, doar sangue é também um “caminho de crescimento espiritual”, um dom que reconhece a presença de Cristo naqueles que sofrem e necessitam. Ele citou as palavras de São João Paulo II, incentivando os doadores a enxergarem esse ato “como um dom ao Senhor da Misericórdia, que se identifica com quem sofre”.
Ao encerrar, Francisco convidou a todos a abraçarem cada pessoa com caridade, reconhecendo que doar sangue é mais do que uma ação física, é um sinal de unidade e amor que verdadeiramente transforma o mundo.
Núcleo de Hemoterapia de Taubaté
Endereço: Av. Inglaterra, 190, Jardim das Nações
Telefone (12) 3624 1273
Horário de atendimento:
• Segunda a sexta-feira das 7h às 16h
• Sábados, feriados e horários especiais, consulte as redes sociais.
• Domingo: fechado
Faça seu agendamento de segunda a sexta: http://www.hemocentro.fmrp.usp.br/canal-do-doador/agendamento/
❤ O que eu preciso saber sobre doação de sangue?
Ter entre 16 a 69 anos. Caso seja menor de idade, é necessária autorização formal para liberação e estar acompanhado de um maior;
Pesar mais de 50 Kg;
Levar um documento com foto;
Estar bem de saúde e descansado;
Não estar e jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas horas;
Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
Não ter fumado nas últimas 2 horas (mínimo).
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.