O Papa Francisco escreveu uma carta de boas-vindas aos novos cardeais que serão criados no dia 7 de dezembro, no Vaticano. Serão 21 novos cardeais, entre eles Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, também presidente da CNBB e do Celam. O Santo Padre recorda, no início da carta, que a pertença dos novos cardeais como parte do clero de Roma, “exprime a unidade da Igreja e o vínculo de todas as Igrejas com a Igreja de Roma”.
Por fim, sugeriu que os novos cardeais seguissem em sua nova jornada três atitudes que o poeta argentino Francisco Luis Bernárdez descreveu São João da Cruz: “olhos altos, mãos juntas, pés descalços”.
“Olhos altos, porque o teu serviço vai exigir que amplies o teu olhar e expandas o teu coração, para poderes olhar mais longe e amar mais universalmente e com maior intensidade. Entrar na escola do Seu olhar que é o lado aberto de Cristo”.
“Mãos juntas, pois a tua oração é o que mais a Igreja necessita para poder apascentar bem o rebanho de Cristo. A oração, que é o âmbito do discernimento para ajudar-me a buscar e a encontrar a vontade de Deus para o nosso povo, e para segui-la”.
“Pés descalços, que tocam a aspereza da realidade de muitos rincões do mundo, embriagados de dor e sofrimento por causa das guerras, das discriminações, das perseguições, da fome e das numerosas formas de pobreza que exigirão de ti tanta compaixão e misericórdia”.
Concluindo, o Santo Padre agradeceu a generosidade dos futuros cardeais confirmando suas orações por eles “a fim de que o título de “servidor” ofusque cada vez mais o de “eminência”.
:: Dom Jaime Spengler será criado cardeal pelo Papa Francisco
Fonte: Vatican News
Sabia que a Igreja tem uma devoção para cada dia da semana?
A Igreja nos convida a santificar não só o domingo, mas cada dia da semana com devoções que nos aproximam de Deus. Você sabe o que celebramos a cada dia?
Leão XIV convoca primeiro Consistório de seu pontificado
Consistório extraordinário, convocado por Leão XIV, marca a primeira grande reunião do Colégio Cardinalício para apoiar o Papa no governo da Igreja.
Como orientar os filhos no mundo digital
Cresce o desafio de educar crianças na internet, por isso a Igreja propõe a presença dos pais para propor o diálogo e escolhas conscientes no uso da tecnologia.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.