Papa: “Clima merece mesma atenção da Covid e da guerra”
O Santo Padre se mostrou preocupado com as inundações na região central da Itália

Leia MaisEsmoleiro do Papa fica preso em tiroteio na UcrâniaPapa Francisco não participará do funeral da Rainha Elizabeth IIO Papa Francisco, em entrevista ao jornal italiano II Mattino, afirmou que a crise climática ao redor do mundo merece a mesma atenção que a pandemia do Covid-19 e as guerras.
A declaração do Pontífice aconteceu após as inundações em Marcas, cidade no interior da Itália, e que deixaram onze mortos na última semana.
O primeiro ministro italiano, Mário Draghi, visitou a zona das inundações na última sexta (16) e declarou estado de emergência no local, que receberá 5 milhões de euros do governo para auxiliar na recuperação local.
“As dramáticas enchentes em Marcas, que provocaram lutos, ruínas e dor, representam mais uma confirmação de que o desafio do clima merece a mesma atenção da Covid e da guerra", disse o Papa.
Essa não é a primeira vez que o Santo Padre se posiciona de forma preocupada com o clima no Planeta Terra. Em julho, junto a diversos líderes mundiais, Francisco pediu que os “gritos de angústia” da Terra por conta das mudanças climáticas sejam escutados.
“Tragicamente, essa doce canção é acompanhada por um grito de angústia. Ou melhor ainda: um coro de gritos de angústia. Em primeiro lugar, é nossa irmã, mãe terra, que grita. Presa de nossos excessos consumistas, ela chora e implora que acabemos com nossos abusos e com a destruição dela”, escreveu na época.
E completou:
“Expostos à crise climática, os pobres sentem ainda mais gravemente o impacto da seca, inundações, furacões e ondas de calor cada vez mais intensas e frequentes”, disse Francisco.
O Papa, que em 2015 escreveu uma grande encíclica sobre proteção ambiental, mostra sempre a sua preocupação com a Casa Comum, como ele se refere à Terra na Laudato Si.
No texto, Francisco sugere cuidados com a natureza, fala sobre as ações que agridem a Terra e o cuidado também com o próximo.
"Há uma ligação clara entre a proteção da natureza e a construção de uma ordem social justa e equitativa. Não pode haver uma renovação da nossa relação com a natureza sem uma renovação da própria humanidade", disse o Papa.
O Papa, no texto, lembra que a crise social e ambiental são partes do mesmo problema, e que todas as ações devem ser mudadas e analisadas.

Celebrando volta de turnê, Thiaguinho agradece a Nossa Senhora Aparecida
Devoto da Padroeira do Brasil, o cantor escolheu uma camiseta com a imagem de Nossa Senhora Aparecida para usar em um dos ensaios da turnê

Vídeo: Papa visita crianças em hospital e batiza um menino
Com alta prevista para o sábado (01), o Pontífice aproveitou para visitar a ala de oncologia pediátrica do local, nesta sexta-feira (31)

Congresso Missionário Nacional será realizado em novembro
Seminário de 4 dias fez parte da preparação para a 5ª edição do Congresso Missionário Nacional, que será realizado em novembro na Amazônia
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.