Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Santo Padre

Papa cria comissão para doações à Santa Sé

Escrito por Redação A12

02 MAR 2025 - 17H23 (Atualizada em 05 MAR 2025 - 14H40)

Rudy Balasko / Shutterstock

O Papa Francisco instituiu uma nova comissão para incentivar as doações à Santa Sé. A decisão foi oficializada em fevereiro de 2025, por meio de um quirógrafo, documento escrito e assinado pelo próprio Pontífice.

O que é um quirógrafo?

Um quirógrafo é um documento legal escrito à mão e assinado pelo próprio punho do autor. Ele é usado para oficializar decisões, decretos ou acordos importantes.

No contexto religioso, um quirógrafo pode ser emitido pelo Papa para promulgar mudanças ou estabelecer diretrizes dentro da Igreja Católica.

Reprodução/ Vatican News
Reprodução/ Vatican News


O que fará essa comissão?

A Commissio de Donationibus pro Sancta Sede tem a missão de promover campanhas especiais entre os fiéis, conferências episcopais e outros benfeitores.

Seu objetivo é reforçar o suporte financeiro para as obras de caridade e a missão da Igreja. Além disso, buscará doadores interessados em apoiar projetos específicos apresentados pelos órgãos do Vaticano.

Liderança e estrutura

A comissão é presidida por Monsenhor Roberto Campisi, assessor para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado. Conta ainda com quatro membros:

• Arcebispo Flavio Pace, secretário do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos;

• Irmã Alessandra Smerilli, secretária do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral;

• Irmã Silvana Piro, subsecretária da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica;

• Giuseppe Puglisi-Alibrandi, vice-secretário-geral do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano.

A equipe pode ser ampliada para até seis integrantes, conforme necessário.

Coordenação e campanhas

A comissão atuará de forma coordenada com outras iniciativas de arrecadação, como o Óbolo de São Pedro e as contribuições previstas pelo Código de Direito Canônico (can. 1271). A intenção é garantir transparência e eficiência na destinação dos recursos.

:: O que é o Óbolo de São Pedro?

A cada ano, serão planejadas campanhas de conscientização e arrecadação, com metas e estratégias definidas. Os membros poderão assumir funções específicas dentro do processo. Projetos prioritários serão escolhidos para receber os fundos arrecadados. Caso não haja demandas específicas, os valores poderão ser destinados a uma reserva para futuras necessidades.

Nos próximos três meses, a comissão deverá aprovar um regulamento para suas atividades. 

:: Este novo modelo do Vaticano se parece muito com o que o Santuário Nacional promove com a Família dos Devotos, em que a sua doação é direcionada à manutenção das obras sociais, de construção e de evangelização da Casa da Mãe. Continue a nos ajudar, clicando aqui!

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...