Pela primeira vez, o Papa Leão XIV concedeu uma entrevista em seu pontificado, em que abordou temas atuais como a paz na Ucrânia, a sinodalidade e os desafios da polarização.
Nesta conversa para o site de notícias católico Crux, que é a primeira parte de duas entrevistas que resultarão em uma biografia a ser lançada dia 18 de setembro, o Santo Padre também falou sobre sua missão como sucessor de Pedro e a esperança que carrega para o futuro da Igreja.
Destacamos 5 pontos importantes da entrevista de Leão XIV que valem sua atenção:
Primeiro Pontífice nascido nos Estados Unidos e com cidadania peruana, Leão XIV destacou a riqueza dessa dupla identidade. “Sou obviamente americano, mas amo muito o Peru, o povo peruano, isso faz parte de quem eu sou”, afirmou.
Essa experiência de vida, segundo ele, contribui para sua visão da Igreja e reforça sua proximidade com o legado pastoral do Papa Francisco.
Leão XIV reconheceu que ainda vive uma “curva de aprendizado”, mas vê sua missão como um chamado essencial: “Ser Papa, sucessor de Pedro, convidado a confirmar outros na fé, só pode acontecer pela graça de Deus”.
Ele destacou que o aspecto pastoral é natural em sua caminhada, mas que a dimensão de líder mundial ainda o desafia.
Questionado sobre os conflitos atuais, o Papa foi firme: “A paz é a única resposta. A matança inútil de pessoas de ambos os lados precisa acabar”.
Ele ressaltou que a Santa Sé trabalha para manter neutralidade e espaço de diálogo, mas lembrou que a responsabilidade também recai sobre líderes mundiais: “Continuamos com esperança. Acredito firmemente que não podemos perder a esperança, nunca”.
Um dos pontos centrais da entrevista foi a sinodalidade, que ele define como “uma atitude, uma abertura, uma disposição para compreender”.
Segundo o Papa, essa visão não diminui a autoridade dos pastores, mas valoriza o papel de cada batizado: “É um senso de ‘nós juntos’, ‘nossa Igreja’. Cada pessoa tem algo a contribuir”.
Ele também relacionou a sinodalidade ao desafio da polarização mundial: “Acho que isso é uma espécie de antídoto. Se ouvirmos o Evangelho e caminharmos juntos, teremos muito a ganhar”.
:: Acesse a página especial sobre Sinodalidade produzida pela Rede Aparecida de Comunicação
Leão XIV reforçou que o diálogo é o primeiro passo para superar divisões políticas, sociais e eclesiais: “Precisamos nos lembrar do potencial que a humanidade tem para superar a violência e o ódio que nos dividem”.
:: Símbolos de Leão XIV destacam missão de escuta e acolhida
Fonte: cruxnow.com
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.