Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Santo Padre

Papa dá sua primeira entrevista: leia 5 pontos principais!

Ao site de notícias “Crux”, Leão XIV falou sobre fé, paz e sinodalidade

Escrito por Beatriz Nery

16 SET 2025 - 15H29 (Atualizada em 17 SET 2025 - 09H54)

Vatican Media

Pela primeira vez, o Papa Leão XIV concedeu uma entrevista em seu pontificado, em que abordou temas atuais como a paz na Ucrânia, a sinodalidade e os desafios da polarização.

Nesta conversa para o site de notícias católico Crux, que é a primeira parte de duas entrevistas que resultarão em uma biografia a ser lançada dia 18 de setembro, o Santo Padre também falou sobre sua missão como sucessor de Pedro e a esperança que carrega para o futuro da Igreja.

Destacamos 5 pontos importantes da entrevista de Leão XIV que valem sua atenção:

Um Papa com raízes diversas

Primeiro Pontífice nascido nos Estados Unidos e com cidadania peruana, Leão XIV destacou a riqueza dessa dupla identidade. “Sou obviamente americano, mas amo muito o Peru, o povo peruano, isso faz parte de quem eu sou”, afirmou.

Essa experiência de vida, segundo ele, contribui para sua visão da Igreja e reforça sua proximidade com o legado pastoral do Papa Francisco.

O papel do Papa hoje

Leão XIV reconheceu que ainda vive uma “curva de aprendizado”, mas vê sua missão como um chamado essencial: “Ser Papa, sucessor de Pedro, convidado a confirmar outros na fé, só pode acontecer pela graça de Deus”.

Ele destacou que o aspecto pastoral é natural em sua caminhada, mas que a dimensão de líder mundial ainda o desafia.

A paz na Ucrânia e no mundo

Questionado sobre os conflitos atuais, o Papa foi firme: “A paz é a única resposta. A matança inútil de pessoas de ambos os lados precisa acabar”.

Ele ressaltou que a Santa Sé trabalha para manter neutralidade e espaço de diálogo, mas lembrou que a responsabilidade também recai sobre líderes mundiais: “Continuamos com esperança. Acredito firmemente que não podemos perder a esperança, nunca”.

Sinodalidade como caminho

Um dos pontos centrais da entrevista foi a sinodalidade, que ele define como “uma atitude, uma abertura, uma disposição para compreender”.

Segundo o Papa, essa visão não diminui a autoridade dos pastores, mas valoriza o papel de cada batizado: “É um senso de ‘nós juntos’, ‘nossa Igreja’. Cada pessoa tem algo a contribuir”.

Ele também relacionou a sinodalidade ao desafio da polarização mundial: “Acho que isso é uma espécie de antídoto. Se ouvirmos o Evangelho e caminharmos juntos, teremos muito a ganhar”.

:: Acesse a página especial sobre Sinodalidade produzida pela Rede Aparecida de Comunicação

Construir pontes

Leão XIV reforçou que o diálogo é o primeiro passo para superar divisões políticas, sociais e eclesiais: “Precisamos nos lembrar do potencial que a humanidade tem para superar a violência e o ódio que nos dividem”.

:: Símbolos de Leão XIV destacam missão de escuta e acolhida

Fonte: cruxnow.com

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...