No último domingo (20), o Papa Francisco rezou o Angelus na Praça São Pedro e em sua reflexão falou do episódio do Evangelho sobre a mulher cananeia, um dos exemplos de resiliência e fé que a Bíblia nos apresenta.
Francisco toma como exemplo a mulher cananeia e explica os benefícios de nos mover, de sermos abertos a mudanças.Leia MaisSe você está passando por um momento de tempestade, veja este Angelus do Papa
"Quem ama não permanece nas próprias posições, mas se deixa mover e comover; sabe como mudar seus programas. O amor é criativo. E nós, cristãos, se quisermos imitar Cristo, somos convidados à disponibilidade da mudança”.
Ele evidenciou ainda que esse tipo de atitude faz bem para nossos relacionamentos e também para nossa fé. E que devemos “realmente ouvir, ser carinhoso em nome da compaixão e do bem dos outros, como Jesus fez com a mulher cananeia”.
A mulher cananeia ousou falar com Cristo, mesmo quando não era possível e até quando Ele não foi ao seu encontro, ela não perdeu a fé de que Ele a ajudaria. E então quando Ele foi até ela para ajuda-la com sua filha, ela se ajoelhou aos seus pés como sinal de agradecimento a sua misericórdia.
"Aqui está a concretude da fé, que não é uma etiqueta religiosa, mas um relacionamento pessoal com o Senhor. Quantas vezes caímos na tentação de confundir a fé com uma etiqueta. A fé da mulher cananeia não é feita de etiqueta teológica, mas de insistência; não de palavras, mas de oração. E Deus não resiste quando se reza a Ele".
Enquanto os discípulos enxergavam apenas a insistência da mulher ao chamar Jesus, Ele enxergou sua fé.
“Se pensarmos bem, aquela mulher estrangeira provavelmente sabia pouco, ou quase nada, sobre as leis e os preceitos religiosos de Israel. Em que, então, consiste a sua fé? Ela não é rica de conceitos, mas de fatos: a mulher cananeia se aproxima, prostra-se, insiste, mantém um diálogo íntimo com Jesus, supera todos os obstáculos para falar com ele”, explicou papa.
Ao final, Francisco convida todos os fiéis presentes a refletirem algumas questões:
- Começando com a mudança de Jesus: sou capaz de mudar opinião?
- Sou capaz de ser compreensivo e compassivo ou permaneço rígido em minhas posições?
- E a partir da fé da mulher, disse ainda o Papa: como está a minha fé?
- Ela se limita a conceitos e palavras, ou é realmente vivida, com a oração e as ações?
- Sei dialogar com o Senhor, insistir com Ele, ou me contento em recitar alguma fórmula bonita?
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.