Nesta manhã (14), o Santo Padre, o Papa Francisco recebeu um grupo para falar sobre um assunto importante: como entender e respeitar os conhecimentos dos povos indígenas e combiná-los com o que a ciência nos ensina.
Ele disse que a Igreja está ao lado dos povos indígenas, valorizando o que eles sabem, e também ao lado da ciência, para que a amizade e o respeito cresçam no mundo.
“Os projetos de pesquisa científica e, consequentemente, investimentos, devem ser direcionados decisivamente para a promoção da fraternidade humana, justiça e paz, para que os recursos possam ser coordenados e alocados para responder aos desafios urgentes enfrentados pela Terra, nosso lar comum, e pela família dos povos”, destacou o Papa.
O Papa nos lembrou que precisamos aprender a ouvir uns aos outros, tanto os povos indígenas, com sua sabedoria e jeito de viver, quanto os cientistas, com suas descobertas.
“Deus nos fez guardiões e não senhores do planeta: somos todos chamados a uma conversão ecológica, comprometidos em salvar nossa casa comum e viver uma solidariedade intergeracional para salvaguardar a vida das gerações futuras, em vez de dissipar recursos e aumentar a desigualdade, a exploração e a destruição”, ressaltou o Papa.
Ele nos lembrou que é importante proteger a diversidade das tradições, das culturas e das formas de pensar, porque isso enriquece todos nós. E que os projetos de pesquisa e os investimentos devem ser usados para promover a união entre as pessoas e para ajudar a resolver os problemas urgentes do nosso planeta.
“O diálogo aberto entre o conhecimento indígena e as ciências, entre comunidades de sabedoria ancestral e as das ciências, pode ajudar a enfrentar de maneira nova, mais integral e mais eficaz questões cruciais como água, mudanças climáticas, fome e biodiversidade”, enfatizou Francisco.
Além disso, o Papa também saudou os representantes brasileiros no evento, incluindo a ministra do governo para os Povos Indígenas, Sônia Guajajara, que estão contribuindo para essa importante conversa.
:: LEIA TAMBÉM: CCM promove curso de formação missionária sobre a Amazônia
Fonte: Vatican News
Interior da Bahia terá sua primeira basílica elevada em janeiro
Confira detalhes da elevação da paróquia a Basílica Menor
Fragilidade: o caminho para o crescimento pessoal
"Pequeno tratado sobre a fragilidade" é um convite à reflexão de nossas vidas e a prática da empatia.
Dogmas da Igreja: O Céu
O céu é o estado de plena comunhão com Deus, onde os justos vivem a glória divina em unidade com Ele.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.