O Papa Francisco irá retomar suas viagens apostólicas após quinze meses sem peregrinações. A viagem está prevista para o mês de março de 2021, onde visitará o Iraque. O anúncio foi dado pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.
A visita está marcada para acontecer entre 5 e 8 de março do próximo ano, levando em consideração o quadro da pandemia do coronavírus. O convite foi feito pelo próprio presidente do país e pela Igreja Católica local, e o Pontífice visitará Bagda, Ur e as cidades Irbil, Mosul e Qaraqosh, na planície de Nínive, durante quatro dias.
Ainda em 2019, Francisco demonstrou abertamente o seu interesse em visitar o país na Plenária da Reunião das Obras de Ajuda às Igrejas Orientais (Roaco). “Para que possa olhar adiante através da participação pacífica e partilhada na construção do bem comum de todos as componentes religiosas da sociedade, e não caia novamente em tensões que vêm dos conflitos intermináveis de potências regionais”.
Ao receber o cardeal Louis Raphael Sako, o Presidente do Iraque, Barham Salih, em junho de 2019, declarou que seria um “evento histórico” receber a visita do Santo Padre. Cardeal Sako, então, afirmou que a visita do Pontífice abriria a porta para uma nova mentalidade de paz, ressaltando a alegria dos iraquianos em recebe-lo.
Durante visita do presidente iraquiano ao Vaticano, em 25 de janeiro, Papa Francisco destacou a importância da preservação dos cristãos no país e a necessidade de possuírem segurança e um lugar no futuro do Iraque.
O Papa também ressaltou os graves conflitos e crises humanitárias que assolam a Região, acentuando a relevância do apoio da comunidade internacional no restabelecimento da convivência pacífica.
Os cristãos no Iraque somavam quase 1 milhão e meio, antes da guerra que se iniciou em 2003. Atualmente não chegam a 500 mil.
Fonte: Vatican News
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.