O ainda Padre Jorge Mário Bergoglio, que já exercia seu ministério desde 1969, foi ordenado como Bispo auxiliar de Buenos Aires, na Argentina, em 27 de junho de 1992. A cerimônia foi realizada na Catedral da cidade e foi presidida pelo então arcebispo da capital argentina, Cardeal Antonio Quarracino.
Leia MaisPapas e Santos falam sobre São João BatistaExclusivo: “Não vou renunciar”, diz PapaAinda segundo os autores do livro, ao ouvir a notícia, o Papa disse que sua primeira reação foi de surpresa:
“Fiquei bloqueado. Como já disse em outras ocasiões, como consequência de um golpe, bom ou ruim, sempre me bloqueio. E a minha primeira reação também é sempre ruim”, disse.
Cinco anos mais tarde, em 1997, o Papa João Paulo II nomeou Bergoglio como Arcebispo Coadjutor de Buenos Aires, e teve a mesma reação de espanto, relatando isso com o seu habitual bom humor:
“Como era o vigário geral, quando o Cardeal Antonio Quarracino pediu a Roma um coadjutor, eu solicitei que não me enviassem a nenhuma Diocese, mas queria continuar como Bispo auxiliar responsável da região de Buenos Aires. ‘Eu sou portenho e fora de Buenos Aires não sei fazer nada’. E fiquei surpreso quando me disse: ‘você é o novo Bispo coadjutor de Buenos Aires’”, falou.
Menos de ano depois da nomeação, se tornou Arcebispo principal e em fevereiro de 2001, se tornou Cardeal após sempre realizar um projeto missionário centrado na comunhão e na evangelização, com quatro finalidades principais: comunidades abertas e fraternas; protagonismo de uma população leiga consciente; evangelização destinada a cada habitante, assistência aos pobres e aos enfermos.
O foco no serviço aos mais humildes o destacou para exercer diversos cargos na Santa Sé, entre eles, como membro da Pontifícia Comissão para a América Latina, da Congregação para o Clero e da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.
Destacou-se também pelo papel desempenhado na V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, em 2007, evento inaugurado por Bento XVI, o então presidente da Conferência Episcopal Argentina realçou a presença do Espírito Santo nesse momento eclesial, que deveria inspirar em todos os batizados o apelo a constituir uma Igreja missionária, adoradora e transformadora.
Estas foram as etapas até o conclave finalizado em 13 de março de 2013, quando Jorge Mario Bergoglio foi eleito como 266º Papa e adotou o nome de Francisco, primeiro pontífice jesuíta e do continente americano.
Episcopado é serviço
Francisco, em homilia de outubro de 2019, salientou que “episcopado” é o nome de um serviço, não de uma honra, porque ao bispo compete mais servir do que dominar, segundo o mandamento do Mestre: “Quem for o maior entre vós, seja como o menor. E aquele que mandar, como o que serve”. (Lc 22, 26)
“As três proximidades do bispo: proximidade a Deus na oração — este é o seu primeiro trabalho — proximidade aos sacerdotes no Colégio presbiteral; e proximidade em relação ao povo. Não vos esqueçais que fostes tirados, escolhidos, do meio do rebanho. Não vos esqueçais das vossas raízes, daqueles que vos transmitiram a fé, daqueles que vos conferiram a vossa identidade. Não renegueis o povo de Deus", concluiu.
.:: Entenda qual o problema de saúde do Papa Francisco
Fonte: Vatican Media
Conheça 6 curiosidades sobre a vida de São Nicolau
Conheça 6 curiosidades sobre São Nicolau, o santo que inspirou o Papai Noel, e saiba mais sobre sua história de caridade e amor ao próximo.
A simplicidade e o carisma na missão de Dom Jaime Spengler
Dom Jaime, em entrevista exclusiva do A12, fala dos novos desafios e a alegria de ser cardeal.
Papa pede às famílias de Roma que acolham jovens no Jubileu
Carta do Papa às paróquias romanas será lido nas paróquias no próximo domingo (15), na missa do terceiro domingo do Advento
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.