No Regina Coeli deste domingo (23), Papa Francisco refletiu com os fiéis presentes na Praça São Pedro o encontro de Jesus Ressuscitado com os discípulos de Emaús, que nos lembra o Evangelho do terceiro domingo de Páscoa.
Francisco iniciou sua reflexão:
"São dois discípulos que, resignados com a morte do Mestre, no dia de Páscoa decidem deixar Jerusalém e voltar para casa.Talvez estivessem um pouco inquietos porque ouviram as mulheres que vieram do Sepulcro. Enquanto caminham tristes conversando sobre o ocorrido, Jesus se une a eles, mas eles não o reconhecem".
Jesus se apresenta aos discípulos de Emaús de forma que eles não os reconhecem diante de seus olhos, mas o Senhor esperava que o reconhecessem com seu coração. O pontífice conta que é desta maneira que Jesus os ajudou a reler os acontecimentos de uma maneira diferente.
“Com efeito, também para nós é importante reler a nossa história junto com Jesus: a história da nossa vida, de um determinado período, dos nossos dias, com as desilusões e esperanças. Por outro lado, também nós, como aqueles discípulos, diante do que nos acontece podemos nos encontrar perdidos diante dos eventos, sozinhos e incertos, com muitas perguntas, preocupações, desilusões e muitas coisas”. Leia MaisDom Giambattista: “Há sempre uma Palavra de Deus que nos orienta”
Francisco afirma que o Evangelho "nos convida a contar tudo a Jesus, com sinceridade, sem medo de incomodá-lo, Ele escuta, sem medo de dizer coisas erradas, sem nos envergonharmos de nossa dificuldade para entender".
Quando abrimos nosso coração para Jesus, nós o reconhecemos com toda a sua grandeza e humildade e da mesma forma, nos confessamos com humildade e sinceridade, reafirmando nossa esperança e nossa fé na Salvação.
"O Senhor fica feliz quando nos abrimos a Ele; só assim pode tomar-nos pela mão, acompanhar-nos e fazer arder novamente o nosso coração. Então também nós, como os discípulos de Emaús, somos chamados a passar um tempo com Ele para que, ao anoitecer, Ele permaneça conosco".
Papa também propôs aos fiéis que em todas as noites possam fazer um exame de consciência. Perguntando: "O que aconteceu hoje dentro de mim?"
“Trata-se de reler o dia com Jesus: abrir-lhe o coração, levar-lhe as pessoas, as escolhas, os medos, as quedas e as esperanças; todas as coisas que aconteceram, para aprender gradualmente a olhar as coisas com outros olhos, com os seus olhos e não apenas com os nossos. Podemos assim reviver a experiência daqueles dois discípulos”.
O exame de consciência é transformador, porque podemos compreender que mesmo diante das situações difíceis, dos erros e dos recomeços, o amor de Deus pode nos curar.
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa: “A força do 'sim' de Maria pode ser o nosso também”
No Angelus da Solenidade da Imaculada Conceição, Papa Leão XIV destaca a graça de Maria e lembra que Deus nos oferece dons, respeitando nossa liberdade de fé.
No Angelus, Papa afirma: “Nada é impossível para Deus”
No Angelus, Papa Leão XIV recorda que nada é impossível para Deus e chama os fiéis, neste tempo do Advento, a confiarem e serem como pequenas luzes no mundo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.