Neste 3º Domingo do Tempo Comum, quando também celebramos o Domingo da Palavra de Deus e a Conversão de São Paulo, o Papa Leão XIV rezou a tradicional oração do Angelus junto aos fiéis e peregrinos que o esperavam na Praça São Pedro.
O Santo Padre logo recordou ao público presente que assim como os primeiros discípulos, todos nós continuamos a ser chamados pelo Senhor e “devemos acolher esse chamado com a alegria de saber que cada tempo e cada lugar da nossa vida são visitados por Ele e atravessados pelo seu amor.”
Na breve reflexão que antecedeu a oração mariana, Papa citou o Evangelho do dia (Mt 4,12-22), e destacou que Jesus, após ser batizado, iniciou seu ministério público e chamou seus primeiros discípulos: Simão Pedro, André, Tiago e João.
Papa Leão XIV observou que Cristo começou sua missão em um momento desfavorável, pois João Batista havia acabado de ser preso, o que tornava os líderes do povo pouco receptivos à novidade trazida pelo Messias.
“É um momento que sugere cautela, mas justamente nessa situação sombria Jesus começa a trazer a luz da boa nova: o reino dos céus está próximo.”
Jesus sempre nos deu exemplo com sua vida e seus atos, e este exemplo nos mostra que mesmo diante das adversidades é preciso continuarmos tendo fé e esperança, e seguirmos a missão de proclamar o Evangelho.
“Mesmo em nossas vidas pessoais e eclesiais, às vezes, devido à resistência interna ou a circunstâncias que consideramos desfavoráveis, pensamos que não é o momento certo para proclamar o Evangelho, tomar uma decisão, fazer uma escolha, mudar uma situação. O risco, porém, é o de permanecermos presos à indecisão ou prisioneiros de uma cautela excessiva, enquanto o Evangelho nos pede que assumamos o risco da confiança: Deus está agindo em todos os momentos, e cada instante é bom para o Senhor, mesmo que não nos sintamos preparados ou a situação não pareça ideal.”
O Papa continuou explicando que o Evangelho também mostra onde Jesus começou sua missão pública. Ele deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum. Mesmo assim, ficou na Galileia, uma região onde viviam muitos pagãos e que, por ser uma área de comércio, recebia pessoas de vários lugares. Leão XIV comentou que era um lugar multicultural, com gente de diferentes origens e religiões.
O Evangelho também nos mostra que, embora o Messias venha de Israel, Ele ultrapassa as fronteiras de sua própria terra para anunciar o Deus que se aproxima de todos. “Um Deus que não exclui ninguém e que não veio só para os considerados puros. Pelo contrário, Jesus entra nas situações reais das pessoas e se envolve nas relações humanas.”
Ao final de sua reflexão, o Santo Padre exortou:
“Oremos à Virgem Maria para que nos conceda essa confiança interior e nos acompanhe em nossa caminhada.”
Neste domingo (25), a Igreja no mundo celebra o Domingo da Palavra de Deus, uma data instituída pelo saudoso Papa Francisco e que nos convida a nos atentar ao que o Evangelho nos diz.
“O Papa Francisco o instituiu há sete anos para promover em toda a Igreja o conhecimento da Sagrada Escritura e a atenção à Palavra de Deus, na liturgia e na vida comunitária. Agradeço e encorajo todos aqueles que se comprometem com fé e amor a este objetivo primordial”, explicou Papa Leão XIV.
O pontífice ainda lembrou dos irmãos Ucranianos que continuam a sofrer ataques; ele afirmou que reza pelos irmão e insistiu no pedido contínuo pela paz.
Papa para o Dia Mundial da Comunicação: “preservar o humano”
Em sua primeira mensagem, Leão XIV alerta para os riscos da IA na comunicação e defende rostos e vozes humanas como centro das relações e da inovação digital.
São Francisco de Sales: a palavra como instrumento de amor
Mestre da mansidão e padroeiro dos comunicadores, São Francisco de Sales ensina a comunicar o Evangelho com amor, adaptando a linguagem ao tempo e às pessoas.
Catequese: por que ela é essencial para toda a Igreja?
A catequese é um caminho permanente de fé que anuncia Jesus, forma discípulos adultos e fortalece a missão da Igreja hoje. Entenda seu papel na Santa Igreja!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.