Santo Padre

Papa Francisco sobre Bento XVI: “grande mestre de catequese”

Na primeira audiência geral de 2023, Papa lembra dos ensinamentos do Papa emérito

Escrito por Laís Silva

04 JAN 2023 - 14H59 (Atualizada em 04 JAN 2023 - 20H08)

Vatican Media

Nesta quarta-feira, 04 de janeiro, Papa Francisco realizou a primeira audiência geral de 2023, e a última do ciclo sobre “discernimento”Leia MaisPapa Francisco confia Bento XVI aos cuidados de Nossa SenhoraPapa Francisco sobre Bento XVI: “recordamos a sua pessoa tão nobre, tão amável”

Antes de iniciar a audiência, o Santo Padre convidou os fiéis a direcionar o pensamento para Bento VXI, que “foi um grande mestre da catequese”.

“O seu pensamento perspicaz e gentil não foi autorreferencial, mas eclesial, pois sempre quis acompanhar-nos ao encontro com Jesus. Jesus, o Crucificado Ressuscitado, o Vivente e o Senhor, foi a meta para a qual o Papa Bento nos conduziu, levando-nos pela mão. Que ele nos ajude a redescobrir em Cristo a alegria de acreditar e a esperança de viver”.

Encerrando o ciclo do discernimento, Francisco falou sobre o acompanhamento espiritual, que contribui para o conhecimento de si que é uma condição indispensável para boas escolhas.

Olhar-se no espelho sozinho nem sempre ajuda, porque alguém pode fantasiar a imagem. Ao invés, olhar-se no espelho com a ajuda de outra pessoa, se verdadeira, isto ajuda”.

O Papa explicou que nosso orientador espiritual não deve decidir por nós, mas sim nos acompanhar no caminho da vida. Por este motivo temos que compartilhar nossos aspectos mais frágeis e sem medo para ele.

“A fragilidade é, na realidade, a nossa verdadeira riqueza”, afirma Francisco.

O Santo Padre disse ainda que narrar o que vivemos ou o que procuramos para o outro, nos ajuda a enxergar com clareza, trazendo luz aos pensamentos. E completou dizendo que quando nós somos obedientes ao Espírito Santo, o acompanhamento nos ajuda a evitar erros graves.

Por fim o Papa explicou que o discernimento é uma arte que “se for bem aprendido, ele permite viver a experiência espiritual de forma cada vez mais bonita e ordenada”. E afirmou que Nossa Senhora é a “mestra do discernimento”, pois a Virgem Maria “fala pouco, ouve muito e conserva no coração”.

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...