Para os que enfrentam a perda de quem amam, vale resgatar uma mensagem de consolo que o Papa Leão XIV deu em resposta à carta de um pai que perdeu o filho aos 12 anos. Ao pai, o Pontífice recordou que a dor só pode ser atravessada com a presença de Deus.
“O importante é permanecer sempre conectado com o Senhor, atravessando a dor maior com o auxílio de Sua Graça”, escreveu o Papa na edição de outubro da revista Piazza San Pietro.
Francesco, pai de quatro filhos, contou ao Papa sobre a morte repentina do primogênito, Domenico Maria. O menino, que se destacava na escola e no futebol, partiu há dezoito anos, mas continua vivo na memória da família. Em sua carta, o pai pediu que Deus, em Sua infinita bondade, acolhesse o filho no Reino dos Céus.
“É nossa esperança que Domenico Maria esteja no Céu com Jesus e Nossa Senhora, e interceda por sua família”, respondeu Leão XIV.
O Papa recordou que rezar “por ele e com ele” mantém viva a comunhão espiritual entre pais e filhos que estão separados pela morte. Para o Pontífice, a oração é uma força que une os corações.
“A oração autêntica, como o esporte autêntico, praticada em conjunto, cria laços e une para sempre”, afirmou.
Ao lembrar que o menino foi homenageado pelos colegas, que o elegeram “Capitão” mesmo após sua partida, o Papa ressaltou que a graça divina é o que sustenta quem sofre.
“Nosso horizonte é sempre iluminado pelo amor de Deus, com o qual caminhamos juntos”, destacou Leão XIV.
:: Como obter indulgência plenária no dia de Finados?
A mensagem do Santo Padre é também um apelo aos que enfrentam o luto. Ele recorda que o Batismo nos introduz na comunhão com Cristo e nos chama a rejeitar a cultura da morte, presente na sociedade atual.
Segundo o Papa, a última palavra da vida humana não é a morte, mas a ressurreição é a promessa que vence o desespero e devolve sentido à existência.
“A sua vida, unida à de Domenico Maria, é um grande exemplo para todos os pais e mães que não conseguem se reerguer da imensa dor da perda de um filho”, escreveu o Pontífice.
Por fim, Leão XIV assegurou suas orações por Domenico Maria e por todos “os jovens que morreram prematuramente”. Sua bênção, neste dia de lembrança e saudade, convida cada fiel a redescobrir na fé a esperança da eternidade.
:: Rezar pelos falecidos é amar com esperança na eternidade
Fonte: Vatican News
"Liturgia revela o modelo de Igreja que vivemos", diz bispo
Em coletiva de imprensa, bispos da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB trazem resultados de formulários a serem votados no sexto dia da 62ª Assembleia Geral
No Regina Coeli, Papa pede reconciliação e esperança
Após a missa em Luanda, Angola, Leão XIV rezou o Regina Coeli e destacou alegria pascal, reconciliação, paz e missão evangelizadora da Igreja na África.
Domingo com o Senhor: tenha confiança em Jesus Ressuscitado
A liturgia deste 3° Domingo da Páscoa reflete o encontro de Jesus ressuscitado com os discípulos que se encontram em um momento de desânimo. Veja esta reflexão e entenda!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.