Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Santo Padre

Papa Leão XIV consola pai que perdeu o filho

Mensagem do Santo Padre aos que sofrem a perda de um ente querido deixa claro que “a dor só se vence com o estar conectado com a graça de Deus”

Escrito por Redação A12

31 OUT 2025 - 10H55 (Atualizada em 31 OUT 2025 - 17H05)

Vatican Media

Para os que enfrentam a perda de quem amam, vale resgatar uma mensagem de consolo que o Papa Leão XIV deu em resposta à carta de um pai que perdeu o filho aos 12 anos. Ao pai, o Pontífice recordou que a dor só pode ser atravessada com a presença de Deus.

“O importante é permanecer sempre conectado com o Senhor, atravessando a dor maior com o auxílio de Sua Graça”, escreveu o Papa na edição de outubro da revista Piazza San Pietro.

Francesco, pai de quatro filhos, contou ao Papa sobre a morte repentina do primogênito, Domenico Maria. O menino, que se destacava na escola e no futebol, partiu há dezoito anos, mas continua vivo na memória da família. Em sua carta, o pai pediu que Deus, em Sua infinita bondade, acolhesse o filho no Reino dos Céus.

“É nossa esperança que Domenico Maria esteja no Céu com Jesus e Nossa Senhora, e interceda por sua família”, respondeu Leão XIV.

O Papa recordou que rezar “por ele e com ele” mantém viva a comunhão espiritual entre pais e filhos que estão separados pela morte. Para o Pontífice, a oração é uma força que une os corações.

“A oração autêntica, como o esporte autêntico, praticada em conjunto, cria laços e une para sempre”, afirmou.

Ao lembrar que o menino foi homenageado pelos colegas, que o elegeram “Capitão” mesmo após sua partida, o Papa ressaltou que a graça divina é o que sustenta quem sofre.

Nosso horizonte é sempre iluminado pelo amor de Deus, com o qual caminhamos juntos”, destacou Leão XIV.

:: Como obter indulgência plenária no dia de Finados?

Vatican Media Vatican Media

A mensagem do Santo Padre é também um apelo aos que enfrentam o luto. Ele recorda que o Batismo nos introduz na comunhão com Cristo e nos chama a rejeitar a cultura da morte, presente na sociedade atual.

Segundo o Papa, a última palavra da vida humana não é a morte, mas a ressurreição é a promessa que vence o desespero e devolve sentido à existência.

“A sua vida, unida à de Domenico Maria, é um grande exemplo para todos os pais e mães que não conseguem se reerguer da imensa dor da perda de um filho”, escreveu o Pontífice.

Por fim, Leão XIV assegurou suas orações por Domenico Maria e por todos “os jovens que morreram prematuramente”. Sua bênção, neste dia de lembrança e saudade, convida cada fiel a redescobrir na fé a esperança da eternidade.

:: Rezar pelos falecidos é amar com esperança na eternidade

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...