Para os que enfrentam a perda de quem amam, vale resgatar uma mensagem de consolo que o Papa Leão XIV deu em resposta à carta de um pai que perdeu o filho aos 12 anos. Ao pai, o Pontífice recordou que a dor só pode ser atravessada com a presença de Deus.
“O importante é permanecer sempre conectado com o Senhor, atravessando a dor maior com o auxílio de Sua Graça”, escreveu o Papa na edição de outubro da revista Piazza San Pietro.
Francesco, pai de quatro filhos, contou ao Papa sobre a morte repentina do primogênito, Domenico Maria. O menino, que se destacava na escola e no futebol, partiu há dezoito anos, mas continua vivo na memória da família. Em sua carta, o pai pediu que Deus, em Sua infinita bondade, acolhesse o filho no Reino dos Céus.
“É nossa esperança que Domenico Maria esteja no Céu com Jesus e Nossa Senhora, e interceda por sua família”, respondeu Leão XIV.
O Papa recordou que rezar “por ele e com ele” mantém viva a comunhão espiritual entre pais e filhos que estão separados pela morte. Para o Pontífice, a oração é uma força que une os corações.
“A oração autêntica, como o esporte autêntico, praticada em conjunto, cria laços e une para sempre”, afirmou.
Ao lembrar que o menino foi homenageado pelos colegas, que o elegeram “Capitão” mesmo após sua partida, o Papa ressaltou que a graça divina é o que sustenta quem sofre.
“Nosso horizonte é sempre iluminado pelo amor de Deus, com o qual caminhamos juntos”, destacou Leão XIV.
:: Como obter indulgência plenária no dia de Finados?
A mensagem do Santo Padre é também um apelo aos que enfrentam o luto. Ele recorda que o Batismo nos introduz na comunhão com Cristo e nos chama a rejeitar a cultura da morte, presente na sociedade atual.
Segundo o Papa, a última palavra da vida humana não é a morte, mas a ressurreição é a promessa que vence o desespero e devolve sentido à existência.
“A sua vida, unida à de Domenico Maria, é um grande exemplo para todos os pais e mães que não conseguem se reerguer da imensa dor da perda de um filho”, escreveu o Pontífice.
Por fim, Leão XIV assegurou suas orações por Domenico Maria e por todos “os jovens que morreram prematuramente”. Sua bênção, neste dia de lembrança e saudade, convida cada fiel a redescobrir na fé a esperança da eternidade.
:: Rezar pelos falecidos é amar com esperança na eternidade
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.