Neste mês de novembro, o Papa Leão XIV dedica sua intenção de oração às pessoas que enfrentam pensamentos suicidas. O Pontífice pede que encontrem “apoio, cuidado e amor em suas comunidades” e que “se abram à beleza da vida”.
O vídeo da intenção de oração, divulgado pela Rede Mundial de Oração do Papa com o apoio da Diocese de Phoenix (EUA) e do Vatican Media, traz um forte apelo à solidariedade.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 720 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos, quase duas mil por dia. A maior parte das vítimas tem menos de 50 anos, e o suicídio é uma das principais causas de morte entre jovens de 15 a 29 anos.
O Papa destacou que a Igreja é chamada a impedir que o sofrimento se transforme em solidão.
“Sabemos que aqueles que Te seguem também são vulneráveis à tristeza sem esperança”, afirma Leão XIV. “Que saibamos estar próximos, com respeito e ternura, ajudando a curar feridas, criar laços e abrir horizontes.”
O Santo Padre reforça que a fé pode ajudar cada pessoa a redescobrir o valor da própria vida: “Que, juntos, possamos redescobrir que a vida é um dom, que ainda há beleza e sentido, mesmo no meio da dor e do sofrimento.”
O Catecismo da Igreja Católica lembra que o suicídio contradiz o amor a Deus, ao próximo e a si mesmo, mas reconhece que graves sofrimentos psicológicos podem diminuir a responsabilidade pessoal. Por isso, a Igreja convida a confiar esses irmãos e irmãs à misericórdia de Deus e à oração da comunidade.
:: Como a fé pode me ajudar com a saúde mental e emocional?
Nos últimos anos, a Igreja tem fortalecido sua atenção à saúde mental e à prevenção do suicídio. A Diocese de Phoenix, onde o vídeo foi gravado, transformou o cuidado com a saúde mental em prioridade pastoral. Ela mantém um gabinete especializado, oferece espaços de escuta, formações e parcerias com organizações locais. Também celebra anualmente uma Missa em memória das vítimas de suicídio.
O bispo local, Dom John Dolan, que perdeu familiares por suicídio, deixou um testemunho de fé e esperança:
“Se você se sente despedaçado, se está lutando contra pensamentos suicidas, saiba que você é profundamente amado e que a Igreja está aqui para você. Você não está sozinho.”
Pe. Cristóbal Fones, diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, afirma que o tema da saúde mental desafia toda a Igreja. Ele recorda que, em intenções anteriores, o Papa já pediu orações por pessoas que sofrem com depressão ou dependências.
“A Igreja não substitui os profissionais de saúde, mas pode desempenhar um papel decisivo, oferecendo proximidade, escuta e esperança”, explica o sacerdote.
O Papa Leão XIV já indicou para outubro de 2026 uma nova intenção de oração sobre pastoral da saúde mental, sinal do compromisso contínuo com este tema essencial.
:: Prevenção ao suicídio: um apelo à esperança
Fonte: Vatican News
O trabalho da Pastoral Carcerária na busca pela justiça e paz
A Pastoral Carcerária vive a sinodalidade ao caminhar com pessoas privadas de liberdade, defendendo sua dignidade, promovendo justiça e esperança.
Espiritualidade: bem-estar ou encontro com Deus?
Conheça a obra da Editora que convida o leitor a sair das ideias superficiais e redescobrir a espiritualidade como encontro real e transformador com Deus.
Leão XIV envia mensagem a CF 2026 e concede Bênção Apostólica
Papa confia a Campanha da Fraternidade deste ano a Nossa Senhora Aparecida, que não encontrou moradia ao dar à luz a Jesus, mas tem sua casa como Padroeira do Brasil.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.