Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Santo Padre

Quais presentes podemos dar ao Papa em seu aniversário?

No dia 14 de setembro, celebraremos pela primeira vez o aniversário de Robert Prevost enquanto sucessor de Pedro

Escrito por Beatriz Nery

09 SET 2025 - 10H08 (Atualizada em 12 SET 2025 - 15H29)

Vatican Media

Pela primeira vez, como Sucessor de Pedro, a Igreja comemorará um aniversário do Papa Leão XIV. E não será qualquer idade: ele completa 70 anos de vida no dia 14 de setembro.

Em comemorações de aniversário, é comum demonstrarmos carinho e presentearmos a pessoa querida. Mas quando falamos do Santo Padre, como podemos retribuir àquele que cuida tão bem da Santa Igreja?

Muitas vezes pensamos em presentes, mas para o Papa, nossos gestos, pensamentos e ações como fiéis têm um valor espiritual muito maior.

A seguir, descubra três sugestões de presentear Leão XIV em seu 70º aniversário:

1. Participar da missa

O aniversário do Papa cairá em um domingo, com a liturgia voltada para a Festa da Exaltação da Santa Cruz, celebrada todos os anos sempre na mesma data: 14 de setembro.

Segundo a Constituição Sacrosanctum Concilium do Concílio Vaticano II, a liturgia é a “meta para o qual se encaminha a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte de onde emana toda a sua força” (SC, 10). Estar na missa neste dia e contemplar a Cruz como sinal do amor de Deus para o mundo é um presente ao Papa como cristãos.

Vatican Media Vatican Media

2. Rezar pelo seu pontificado

As orações sustentam a caminhada do Papa. Seu antecessor, Papa Francisco, falava abertamente para que rezassem por ele, porém a oração deve se estender a qualquer sucessor de Pedro que aprendemos a amar e reservar nossas orações.

Dedicar um tempo diário para rezar pelo seu ministério é um ato de amor e fidelidade à Igreja. Uma dezena do terço, uma prece breve ou até uma missa em intenção do Pontífice são formas silenciosas, mas de muita fé, de fortalecer sua missão.

Vatican Media Vatican Media

3. Praticar uma boa ação

Neste ano de Jubileu da Esperança, fazer atos de caridade é um presente que faz bem por diversos motivos, dentre eles, alcançar uma indulgência. Ajudar alguém necessitado, visitar um doente, idoso, ou apoiar uma causa social são maneiras de oferecer ao Papa um gesto de amor ao próximo. Cada ato de bondade se torna uma extensão de sua missão pastoral.

Vatican Media Vatican Media

arrow_forward Não se esqueça que o presente que o Santo Padre mais deseja é ver cada cristão viver a mensagem do Evangelho no cotidiano!

add Leia também: Papa: “o grito de Jesus é esperança que resiste”

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...