O Papa Leão XIV tem repetido: “Visitar um idoso é um modo de encontrar Jesus.” No V Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, a ser celebrado nas igrejas e comunidades nas celebrações deste domingo, 27 de julho, essa visita ganha ainda mais sentido, especial, da possibilidade de conceder indulgência plenária, dentro do contexto do Jubileu da Esperança.
Com o tema “Bem-aventurado aquele que não perdeu a esperança”, o Santo Padre lembra que os idosos são testemunhos vivos da fé cristã. São eles que, mesmo na fragilidade, continuam sustentando famílias inteiras com oração e sabedoria.
“Vocês são sinais de esperança. Deram tanto na vida e continuam a ser testemunhas de fé e oração”, disse o Papa durante visita ao lar Santa Marta, em Castel Gandolfo.
A proposta do Pontífice é não deixar esse dia passar em branco. Visitar seus avós, ou até um idoso que vive sozinho ou está em um asilo, é demonstrar amor àqueles que muito fizeram em vida.
E, durante o Jubileu, esse gesto, feito com desprendimento e com o coração aberto, pode ser um meio para receber a indulgência plenária. Isso significa uma graça espiritual especial, que limpa as penas temporais de nossos pecados já perdoados na confissão.
O Papa também fez um apelo aos jovens: “É preciso uma revolução da gratidão.” Segundo ele, a cultura do descarte precisa ser vencida com afeto, presença e escuta. “A juventude carece do testemunho dos mais velhos para projetar o futuro com sabedoria.”
Na mensagem para a data, Leão XIV recorda que muitas figuras bíblicas foram chamadas por Deus já em idade avançada: Abraão, Sara, Moisés, Isabel. Para o Pontífice, isso mostra que a velhice é um tempo de graça e de missão. “A esperança é, em todas as idades, perene fonte de alegria.”
Além disso, ele agradeceu aos avós e idosos por serem ponte entre o passado e o futuro. “Quantas vezes os nossos avós foram exemplo de fé, de virtudes e de compromisso social!”
• Visite seus avós, algum idoso da comunidade ou em um asilo; • Reze com eles ou por eles; • Comungue no domingo e confesse-se em data próxima; • Reze pelo Papa e nas intenções do Jubileu da Esperança. • Visite uma Igreja Jubilar, o Santuário Nacional e a Basílica Histórica de Aparecida são duas delas! |
Esse conjunto de gestos, realizado com fé, abre caminho para a indulgência plenária.
“A idade é indiferente: é Jesus quem quer se aproximar de nós”, afirmou o Papa, reforçando que a esperança não se aposenta.
:: Faça uma oração por todos os avós!
Fonte: Vatican News
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.