Neste domingo (10) a Igreja Católica celebra o Domingo de Ramos, rito que marca o início da Semana Santa. As Santa Missas deste dia fazem memória da entrada de Jesus em Jerusalém, aclamado pelo povo simples que O aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”.
No Santuário de Aparecida a Missa de Ramos teve início no Memorial dos Construtores, para a bênção dos ramos e procissão dos devotos até a Basílica, com entrada pela fachada norte.
O presidente da celebração, Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, antes da procissão lembrou a travessia do povo do Egito, descrita no livro do Êxodo e retratada na fachada da Basílica. Destacou que a saída da escravidão para a liberdade é também, a libertação do pecado para a vida nova em Jesus.
“Pela primeira vez nos vamos entrar pela fachada norte, agora com todo esse brilho da Palavra de Deus, mas vamos lembrar que a grande procissão foi aquela do Êxodo, a saída da escravidão para a Pátria da liberdade. Que nós também nesta procissão, nos libertemos do pecado e vivamos a vida de Jesus em nossas vidas”.
1/10










A Missa do Domingo de Ramos traz a narrativa de São Lucas sobre a Paixão de Nosso Senhor Jesus e na homilia, Dom Orlando listou alguns significados importantes desta celebração e da Semana Santa, chamando atenção para a intimidade com Cristo, abertura para a fraternidade e disponibilidade para a evangelização.
Como primeiro ponto para reflexão ressaltou a Palavra encontro.
“Essa palavra encontro é fundamental nesta Semana Santa. As celebrações desta Semana nos propiciam um encontro mais profundo com Jesus. Sigamos os passos de Jesus, só isso já chega para a boa Páscoa”, sublinhou.
Falou que a Semana Santa não é feriadão, mas tempo de oração e experiência de fé.
“Se a gente não tiver uma experiência do Evangelho da Paixão, nunca saberemos quem é Jesus e também não nos encantaremos por Ele. A Paixão veio para mudar o mundo e mudar os nossos corações”.
Convidou os cristãos a entrarem em si mesmo, para reconhecer as fraquezas e buscar Cristo profundamente.
“Vamos entrar em nós mesmos. A gente não gosta muito de silêncio. É preciso entrar em nossas sombras, entrar no nosso eu profundo, fazer uma procissão para dentro de nós, se não tudo se torna muito fácil”.
Destacou a liberdade da fé, afirmando que o próprio Jesus diz: “Se abrir a porta, entrarei”, lembrando também uma citação de São João Paulo II que dizia: “escancarai as portas do teu coração”.
“Se abrir o teu coração entrarei e nós vamos viver a fraternidade, vamos estar à mesa”, refletiu.
Comentou sobre o significado do jumentinho que carregou Jesus, frisando que como esse animal, possamos todos ser carregadores de Cristo.
“Somos convidados a sermos esses carregadores de Jesus e manifestá-lo aos outros. Quando Jesus monta no jumentinho é a Palavra de Deus, e nós vamos ser os carregadores da Palavra, carregadores da bíblia, carregadores de Cristo Rei”, pontuou.
Durante o momento da oração eucarística, o Arcebispo fez apelos especiais em intenção aos professores e ao povo Ucraniano.
Recordando a Campanha da Fraternidade de 2022, que traz o tema ‘Educação e Fraternidade’, Dom Orlando disse: “Nossos professores também são muito crucificados e acolhem alunos muito cheio de chagas. Rezemos para que eles sejam também humanizadores como Jesus e possam também transmitir o ensino religioso”.
E na oração pela paz enfatizou: “Livrai a Ucrânia do poder Russo e dai-lhes a vossa paz”.
Antes da bênção final, Dom Orlando pediu que os devotos repetissem uma oração em honra a Cristo Rei.
Jesus é rei dos nossos corações,
Da nossa igreja,
Das nossas famílias,
Das nossa Pátria,
Do mundo inteiro
E dos nossos corações.
Até o dia 17 de abril, o Santuário de Aparecida realiza celebrações e momentos de oração em preparação para a Páscoa. A programação pode ser conferida no a12.com/semanasanta e acompanhada pelo Aparecida ao Vivo, Aplicativo Aparecida e Rede Aparecida de Comunicação.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.