Santuário Nacional

Quarta-feira de Cinzas: Esmola, jejum e oração são pilares do tempo da Quaresma

Escrito por Lais Silva

02 MAR 2022 - 12H00 (Atualizada em 02 MAR 2022 - 13H56)

Thiago Leon

Nesta quarta-feira (2), a Igreja Católica celebra o início da Quaresma, tempo de oração, penitência e conversão. No Santuário Nacional, o Reitor do Santuário de Aparecida, Pe. Eduardo Catalfo, presidiu a celebração da Quarta-feira de Cinzas, às 9h, no Altar Central e lembrou que “esmola, jejum e oração são pilares do tempo da Quaresma e devem nos levar sempre a construir a Fraternidade”.

Durante a celebração, o Pe. Eduardo Catalfo, refletiu sobre as palavras de Paulo, que nos lembra que Deus está sempre pronto a nos perdoar e a nos receber em Sua misericórdia e Seu amor.

O mesmo Deus que nos cria e nos chama a Vida, é o mesmo Deus que vai nos acompanhar sempre. Mesmo quando nós estivermos no caminho das sombras, do erro, das trevas, a mão de Deus nos guia, nos protege e nos orienta. E Deus, hoje, no início desta Quaresma nos faz o convite de conversão, de mudança de vida”.

Ainda em sua reflexão, ele explica que jejum, caridade e oração são pilares fundamentais e irrenunciáveis, que fazem parte do caminho seguro na jornada rumo à conversão e à mudança de vida, necessárias no Tempo Quaresmal.

“Um período de 40 dias, número simbólico que nos faz pensar nos 40 dias de Jesus no deserto e nos 40 anos que o povo de Deus percorreu um caminho árduo e perigoso no deserto”.

Por fim, o Reitor explicou que a Quaresma é sim um tempo de reflexão, mas que seguir o caminho do Evangelho ultrapassa esses simbólicos 40 dias.

“Seguir o caminho do Evangelho e o caminho da vida é para todos os dias”, afirmou.

Ao final da Missa, os devotos receberam as cinzas como sinal de penitência e início da caminhada para conversão do coração para a Páscoa.



Início da Campanha da Fraternidade

Leia MaisComo a Campanha da Fraternidade nos convida a refletir no Tempo QuaresmalA Quarta-feira de Cinzas também marca o inicio da Campanha da Fraternidade, que acontece durante todo o período da Quaresma. A Igreja do Brasil traz temas importantes para a reflexão durante este período.

Neste ano a Campanha fala sobre Fraternidade e Educação e aborda o lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor”, do livro de Provérbios.

“Que todos nós tenhamos, no Brasil e no mundo, escolas dignas e valores humanos, que nos afastem do ódio, da guerra e da maldade humana”, pediu o Reitor.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Santuário Nacional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...