Nesta quarta-feira (2), a Igreja Católica celebra o início da Quaresma, tempo de oração, penitência e conversão. No Santuário Nacional, o Reitor do Santuário de Aparecida, Pe. Eduardo Catalfo, presidiu a celebração da Quarta-feira de Cinzas, às 9h, no Altar Central e lembrou que “esmola, jejum e oração são pilares do tempo da Quaresma e devem nos levar sempre a construir a Fraternidade”.
Durante a celebração, o Pe. Eduardo Catalfo, refletiu sobre as palavras de Paulo, que nos lembra que Deus está sempre pronto a nos perdoar e a nos receber em Sua misericórdia e Seu amor.
“O mesmo Deus que nos cria e nos chama a Vida, é o mesmo Deus que vai nos acompanhar sempre. Mesmo quando nós estivermos no caminho das sombras, do erro, das trevas, a mão de Deus nos guia, nos protege e nos orienta. E Deus, hoje, no início desta Quaresma nos faz o convite de conversão, de mudança de vida”.
Ainda em sua reflexão, ele explica que jejum, caridade e oração são pilares fundamentais e irrenunciáveis, que fazem parte do caminho seguro na jornada rumo à conversão e à mudança de vida, necessárias no Tempo Quaresmal.
“Um período de 40 dias, número simbólico que nos faz pensar nos 40 dias de Jesus no deserto e nos 40 anos que o povo de Deus percorreu um caminho árduo e perigoso no deserto”.
Por fim, o Reitor explicou que a Quaresma é sim um tempo de reflexão, mas que seguir o caminho do Evangelho ultrapassa esses simbólicos 40 dias.
“Seguir o caminho do Evangelho e o caminho da vida é para todos os dias”, afirmou.
Ao final da Missa, os devotos receberam as cinzas como sinal de penitência e início da caminhada para conversão do coração para a Páscoa.
1/15
Leia MaisComo a Campanha da Fraternidade nos convida a refletir no Tempo QuaresmalA Quarta-feira de Cinzas também marca o inicio da Campanha da Fraternidade, que acontece durante todo o período da Quaresma. A Igreja do Brasil traz temas importantes para a reflexão durante este período.
Neste ano a Campanha fala sobre Fraternidade e Educação e aborda o lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor”, do livro de Provérbios.
“Que todos nós tenhamos, no Brasil e no mundo, escolas dignas e valores humanos, que nos afastem do ódio, da guerra e da maldade humana”, pediu o Reitor.
Oração pelos Necessitados
Você tem alguma necessidade para pedir auxílio de Deus? Reze com fé a Oração pelos Necessitados com o padre Célio Lopes, C.Ss.R.
O novo papa pode concluir os textos do papa anterior?
Com estilo semelhante ao de Francisco, Leão XIV pode retomar documentos inacabados em uma continuidade do magistério do Papa argentino
Leão XIV recebe um abraço inusitado de uma criança
Relembre outros momentos especiais dos últimos Papas com crianças!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.