No início da tarde deste sábado (17) esteve presente no Santuário Nacional de Aparecida pela sexta vez a Romaria Arquidiocesana de Ribeirão Preto, do interior de São Paulo.
Leia MaisGrupo se prepara para a encenação da Novena da PadroeiraGesto Concreto da Novena da Padroeira inicia amanhã. Saiba como ajudarNa Santa Missa do 12h no Altar Central da Basílica, 1600 devotos ribeirão-pretanos de 42 das 90 paróquias da Arquidiocese puderam fazer suas preces e agradecer a Deus por intercessão da Virgem Maria, além de 45 padres e diáconos locais que foram concelebrantes.
A celebração foi presidida por Dom Moacir Silva, Arcebispo de Ribeirão Preto, e que em entrevista para o Portal A12 ressaltou a alegria em voltar ao Santuário de Aparecida.
“É uma grande alegria vir como Igreja Particular de Ribeirão Preto para nossa Romaria Arquidiocesana. Não tínhamos a tradição de vir todo o ano, mas a partir do Jubileu dos 300 anos de Aparecida, começamos a vir todos os anos. Mesmo ano passado com todas as restrições estávamos aqui e hoje estamos aqui novamente, com dezenas de ônibus, maioria dos nossos religiosos para celebrar a Eucaristia, fazer nossa peregrinação ao Santuário Nacional e a Casa da Mãe”.
A importância em buscar valores do reino de Deus
E na Homilia, Dom Moacir após saudar todos os romeiros, padres, diáconos e seminaristas no Santuário, refletiu a respeito do Evangelho onde Jesus fala da parábola do administrador desonesto (Lc 16, 1 -13) e nos orienta a sempre procurar os valores do Reino de Deus sem cessar.
“A liturgia nos convida a refletir sobre o lugar que o dinheiro e os bens materiais devem assumir na nossa vida. Amós denuncia na primeira leitura os comerciantes preocupados em ampliar sempre mais suas riquezas, pensando apenas em explorar a miséria e o sofrimento dos pobres. Essa exploração é realizada nos dias de hoje! A diferença está na sofisticação das técnicas utilizadas pelos obsessivos do lucro. Basta pensar naquilo que se passa em relação a alguns medicamentos indispensáveis para combater doenças e que são vendidos a peso de ouro, na publicidade que geram ‘necessidade’ nos pobres, ao prometerem paraísos ilusórios que os fazem endividarem e colocam em risco o seu futuro e produtos adulterados impróprios da cadeia alimentar que fazem mal a saúde pública. Deus não suporta a injustiça e a opressão, está do lado dos oprimidos, e um crime contra o irmão é um crime contra Deus!”, enfatizou.
O Arcebispo finalizou a homilia ao comunicar a vontade de Cristo nesse Evangelho: a sábia utilização dos bens desse mundo.
“O mundo nos diz que o dinheiro é fundamental. Por dinheiro, há quem sacrifique sua dignidade, expondo diante de uma câmera de televisão a sua privacidade, há quem sacrifique também a vida do seu irmão, e venda drogas e armas que matam. Jesus recomenda que o dinheiro não se torne uma escravidão, pois isso não nos assegura e muitas vezes até perturba a conquista dos valores duradouros e da vida plena, ou seja, estar sempre em comunhão com Deus e com os irmãos. Não é possível rezar e ao mesmo tempo cultivar sentimentos de ódio, intolerância, racismo e de divisão. Como me situo diante disso tudo? Vale a pena pensar nisso!”, disse Dom Moacir Silva.
1/8
Acompanhe a Santa Missa em ação de graças à Romaria de Ribeirão Preto
Santa Sé orienta que não deve haver dispensa para dias de preceito
A Santa Sé deu uma nova orientação à Igreja nos EUA acerca dos dias de preceito. Saiba quais são esses dias também no Brasil!
Dom Valdeci convida todos a participarem da VIII Jornada Mundial dos Pobres
O Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo Papa Francisco em 2016, no Brasil, a Igreja adotou o modelo de jornada sendo realizada durante uma semana diversas reflexões e tividades relacioandas ao tema.
PUC-Rio lança Cátedra Guido Schäffer, em homenagem ao venerável
Inauguração da “Cátedra Guido Schäffer de Esporte, Fé e Cultura” pela PUC-Rio, com apoio da CNBB, aconteceu durante a celebração do Jubileu de Ouro Sacerdotal do Cardeal Dom Orani Tempesta.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.