Santuário Nacional

Trono da Mãe Aparecida valoriza diversidade étnico-racial

Revestido em mosaico, o Trono de 2021 nos remete também à Jornada Bíblica, o projeto de evangelização do Santuário Nacional

Escrito por Elisangela Cavalheiro

22 SET 2021 - 13H49 (Atualizada em 13 OUT 2021 - 12H51)

Thiago Leon Trono_NSA_Novena_Festa_2021_ThiagoLeon (1) (Thiago Leon)

O Trono de Nossa Senhora Aparecida, um dos símbolos mais importantes da Novena e Festa da Padroeira do Brasil, foi apresentado nesta quarta-feira (22). A imponente coluna que ostentará a imagem fac-símile venerada pelos devotos no Altar Central, tem tradição de ser um objeto rico em significados.

O Trono de 2021, que poderá ser visto pelo público no primeiro dia da novena, 03 de outubro, valoriza a grande diversidade de povos e raças que compõe a humanidade e o povo brasileiro. O símbolo também faz referência à Jornada Bíblica, o projeto de evangelização do Santuário Nacional, quando traz em sua coluna um mosaico formado por 4.800 pedras.

A apresentação do Trono de 2021 contou com a presença dos prefeitos de Igreja do Santuário Nacional, padre Eduardo Ribeiro e padre Helder José, membros da empresa Luiz Carrara Artesanato Sacro; que foram os responsáveis pela execução do projeto, entre eles o senhor Eduardo Carrara, como também colaboradores de outros setores do Santuário envolvidos com o projeto neste ano.

Padre Eduardo Ribeiro disse ao A12 que o Trono da Padroeira do Brasil de 2021 tem uma mensagem muito especial para os devotos de Nossa Senhora, porque ele une todos em sua rica simbologia.

“Somos todos povo de Deus e cada pedrinha deste mosaico do Trono representa cada um de nós, que formamos esse grande Povo de Deus. Sinta-se membro deste povo unido por Maria que forma o Povo da Aliança”, falou o prefeito de Igreja em uma mensagem a todo o povo brasileiro". 

Logo depois da foto, confira cinco pontos para entender a simbologia presente no Trono de 2021:

Thiago Leon
Thiago Leon
Trono da Novena e Festa de 2021


POVOS E RAÇAS

A grande imagem que vemos do Trono de 2021 é de sua coluna, que é ornamentada com pedras de mármore de 4 cores distintas (vermelho, amarelo, bege e marrom), representando os povos e suas raças. Foram aplicados 1.200 pedaços de cada cor, totalizando 4.800 peças.

Padre Eduardo explica a importância da representação da diversidade de raças neste símbolo tão importante da Novena e Festa da Padroeira.

"Nesse revestimento do Trono nós temos pequenas pedras de várias cores e tonalidades que simbolizam as quatro raças. Em meio a esse povo, nós temos uma peça dourada trazendo um peixe relembrando Cristo, porque o peixe é um símbolo cristão que representa Cristo, e Ele está no meio desse povo", assinala.

Thiago Leon
Thiago Leon
O peixe é um símbolo cristão que representa Cristo, e ele está presente no mosaico do Trono


JORNADA BÍBLICA

Além deste simbolismo das raças, o mosaico formado na coluna nos remete diretamente à Jornada Bíblica, o projeto de evangelização do Santuário Nacional, que visa revestir com mosaicos as quatro grandes fachadas do Santuário Nacional e que, neste ano, já está presente na obra da fachada norte, a primeira a receber o revestimento.

Leia MaisPrimeiro mosaico é aplicado na grande obra da Jornada BíblicaALIANÇA

Depois da coluna, vemos um grande anel dourado, que simboliza a Aliança feita entre Deus e o homem, com a inscrição do nome dos patriarcas: Adão e Eva, Noé, Abraão, Moisés, Davi, Ana, Rute, Débora, Jeremias e João Batista. Estes nomes estão presentes ali também em sintonia com a Jornada Bíblica.

“A parte superior que é uma aliança, o capitel da coluna, nos remete ao tema da Novena deste ano: ‘Com Maria, somos povo de Deus, unido pela aliança!’. Neste símbolo, lembramos a aliança de Deus com seu povo, e nela vemos que estão gravados vários nomes de personagens bíblicos, o Povo da Aliança”, ressalta Padre Eduardo.

Thiago Leon
Thiago Leon
Detalhe do anel com o nome dos patriarcas


APÓSTOLOS

Na sua base poligonal, formada de 12 faces todas em granito azul, temos uma representação aos 12 Apóstolos, dos quais nós somos continuidade com nossa fé, e o granito na cor azul representa a água. Dessa forma, o povo de Deus nasce para a fé pelo batismo através das águas. Água que também nos deram a Mãe Aparecida.

APARECIDA

No topo do Trono, temos a imagem fac-símile de Nossa Senhora Aparecida. Sua figura central exalta a Virgem Maria, a Mulher da Aliança, a nossa Padroeira, Nossa Senhora Aparecida.

“No topo desta coluna está a mulher bíblica por excelência, a Mulher da Aliança, aquela que nos trouxe Jesus que cela a Aliança do Povo com Deus, que é Maria, e nos faz lembrar novamente o tema da Novena e Festa”, finaliza padre Eduardo.

Conectados pela Fé na Novena e Festa da Padroeira do Brasil

Acompanhe toda a cobertura realizada pelo A12 ao longo dos 10 dias desta grande celebração em honra à Padroeira do BrasilVeja tudo em primeira mão no site: a12.com/padroeira e em nossas redes sociais oficiais. 

Confira aqui o vídeo em que padre Eduardo explica sobre o Trono: 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Santuário Nacional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.