Santuários

Conheça o Santuário do Bom Jesus em Tremembé (SP)

Com mais de três séculos de história, templo no Vale do Paraíba nos dá a chance de contemplar a infinita bondade do Cristo Sofredor

Escrito por Redação A12

30 JUL 2024 - 13H56 (Atualizada em 30 JUL 2024 - 14H40)

Nicolas Louzada - Santuário Bom Jesus Tremembé

A imagem de Jesus Cristo venerada sob o título do “Bom Jesus” é uma referência ao Evangelho de Mateus (Mt 27,26-31), que retrata o Senhor já flagelado, no início de seu calvário até a Cruz. A devoção possui suas raízes em Portugal, de onde foi levada aos países de colonização portuguesa, como Brasil, Angola e Açores. Sob essa invocação, venera-se a imagem de Jesus, especialmente em diferentes episódios de sua Paixão.

Aqui no Portal A12, realizamos as coberturas de importantes peregrinações em santuários cuidados pelos Missionários Redentoristas, como o de Bom Jesus de Pirapora, no estado de São Paulo, e Bom Jesus da Lapa, a capital baiana da Fé. Além destas, outras 200 igrejas no país têm a devoção ao Bom Jesus.

Um templo, em especial, faz parte do início desta devoção: é o Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus, localizado em Tremembé, no interior de São Paulo. A origem desta história é uma capela em honra à Nossa Senhora da Conceição, em 1663. Nove anos depois, a imagem de Jesus foi transferida para uma capela própria.

O número de fiéis aumentou de forma tão impressionante que foram necessárias reformas para a ampliação do templo. Em 1907, três anos após a chegada dos monges trapistas à cidade, foi criada a Paróquia do Senhor Bom Jesus de Tremembé (desmembrada da Paróquia de São Francisco das Chagas de Taubaté) e a Igreja do Bom Jesus, elevada à Matriz Paroquial.

Santuário de Bom Jesus em Tremembé
Santuário de Bom Jesus em Tremembé


Em 23 de novembro de 1974, o Santuário recebeu o título de Basílica Menor, dado pelo Papa São Paulo VI. Atualmente, a paróquia é composta pela comunidade da Igreja Matriz e por mais três comunidades. Em 1982, foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT) como patrimônio histórico e cultural.

A fachada do templo é imponente, e possui duas torres laterais e um frontão triangular no topo. A entrada principal tem colunas e encaixes em relevo. O interior é amplo, bem iluminado, e tem um altar-mor decorado com imagens sacras e pinturas emolduradas.

A basílica é de origem colonial e mantém elementos do século XIX pela própria devoção. O que vemos hoje é que a Igreja tem um aspecto eclético, por causa das decorações de mestres italianos e os altares que imitam mármore. Toda a pintura do altar tem um traço mais recente — a original talvez fosse de fundo mais branco e frisos dourados. Isso é o que muitos historiadores chamam de rococó tardio. As colunas fogem dos desenhos dos altares laterais barrocos por terem um desenho mais clássico.

Em 2023, o relógio da Basílica foi reinaugurado, ao comemorar a história do presente recebido há 101 anos, vindo de Munique, na Alemanha. Dentro do templo existem outras oito imagens diferentes do Senhor Bom Jesus, para os fiéis poderem contemplar a infinita bondade do Cristo sofredor em Sua Paixão.

O Bom Jesus tem sua data no calendário litúrgico católico no dia 6 de agosto, data em que a imagem é levada em procissão solene pelas ruas da cidade, numa celebração precedida pela novena com celebrações e festejos ao padroeiro.

Confira mais da Basílica nas imagens

.:: Chegou Agosto: Vamos celebrar o Senhor Bom Jesus!

Fonte: Santuário Bom Jesus/Prefeitura Tremembé

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santuários

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...