A imagem de Jesus Cristo venerada sob o título do “Bom Jesus” é uma referência ao Evangelho de Mateus (Mt 27,26-31), que retrata o Senhor já flagelado, no início de seu calvário até a Cruz. A devoção possui suas raízes em Portugal, de onde foi levada aos países de colonização portuguesa, como Brasil, Angola e Açores. Sob essa invocação, venera-se a imagem de Jesus, especialmente em diferentes episódios de sua Paixão.
Aqui no Portal A12, realizamos as coberturas de importantes peregrinações em santuários cuidados pelos Missionários Redentoristas, como o de Bom Jesus de Pirapora, no estado de São Paulo, e Bom Jesus da Lapa, a capital baiana da Fé. Além destas, outras 200 igrejas no país têm a devoção ao Bom Jesus.
Um templo, em especial, faz parte do início desta devoção: é o Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus, localizado em Tremembé, no interior de São Paulo. A origem desta história é uma capela em honra à Nossa Senhora da Conceição, em 1663. Nove anos depois, a imagem de Jesus foi transferida para uma capela própria.
O número de fiéis aumentou de forma tão impressionante que foram necessárias reformas para a ampliação do templo. Em 1907, três anos após a chegada dos monges trapistas à cidade, foi criada a Paróquia do Senhor Bom Jesus de Tremembé (desmembrada da Paróquia de São Francisco das Chagas de Taubaté) e a Igreja do Bom Jesus, elevada à Matriz Paroquial.
Em 23 de novembro de 1974, o Santuário recebeu o título de Basílica Menor, dado pelo Papa São Paulo VI. Atualmente, a paróquia é composta pela comunidade da Igreja Matriz e por mais três comunidades. Em 1982, foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT) como patrimônio histórico e cultural.
A fachada do templo é imponente, e possui duas torres laterais e um frontão triangular no topo. A entrada principal tem colunas e encaixes em relevo. O interior é amplo, bem iluminado, e tem um altar-mor decorado com imagens sacras e pinturas emolduradas.
A basílica é de origem colonial e mantém elementos do século XIX pela própria devoção. O que vemos hoje é que a Igreja tem um aspecto eclético, por causa das decorações de mestres italianos e os altares que imitam mármore. Toda a pintura do altar tem um traço mais recente — a original talvez fosse de fundo mais branco e frisos dourados. Isso é o que muitos historiadores chamam de rococó tardio. As colunas fogem dos desenhos dos altares laterais barrocos por terem um desenho mais clássico.
Em 2023, o relógio da Basílica foi reinaugurado, ao comemorar a história do presente recebido há 101 anos, vindo de Munique, na Alemanha. Dentro do templo existem outras oito imagens diferentes do Senhor Bom Jesus, para os fiéis poderem contemplar a infinita bondade do Cristo sofredor em Sua Paixão.
O Bom Jesus tem sua data no calendário litúrgico católico no dia 6 de agosto, data em que a imagem é levada em procissão solene pelas ruas da cidade, numa celebração precedida pela novena com celebrações e festejos ao padroeiro.
Confira mais da Basílica nas imagens
1/3
Fonte: Santuário Bom Jesus/Prefeitura Tremembé
A missão dos idiomas na evangelização global
Papa Francisco e Cardeal Parolin destacam o multilinguismo como ferramenta essencial para promover paz, fraternidade e evangelização. Saiba mais.
800 anos dos Estigmas de São Francisco são celebrados em Aparecida
Experiência única de Francisco com Cristo será celebrada na Casa da Mãe
Centro de Eventos acolhe Seminário de Educação Infantil
O Seminário de Educação Infantil 2024, promovido pela FLUPP, reunirá educadores para compartilhar experiências e fortalecer a educação da primeira infância. Saiba mais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.