Um dos principais pontos turísticos de São Paulo (SP) a Catedral da Sé, tem 111 metros de comprimento, 46 de largura, torres com 92 metros de altura e capacidade para 8 mil pessoas.
Leia MaisSantuário recebe a 123ª Romaria da Arquidiocese de São Paulo
A Catedral, sonhada pelo então Arcebispo Dom Duarte Leopoldo e Silva, é hoje o que um dia ele mesmo desejou:
“Uma escola de arte e um estímulo a pensamentos mais nobres e elevados (…) uma Catedral opulenta que, testemunhando a fartura dos nossos recursos materiais, seja também um hino de ação de graças a Deus Nosso Senhor.”
A inauguração parcial da Catedral da Sé, como conhecemos hoje, aconteceu no dia 25 de janeiro de 1954, durante as comemorações dos 400 anos de São Paulo, após atrasos na construção e das duas guerras mundiais em que o mundo passou naquele período.
No entanto, o templo foi dedicado (cerimônia solene na qual a catedral é consagrada e dedicada ao culto divino) somente em 5 de setembro daquele ano. O rito solene de dedicação foi presidido por Dom Adeodato Giovanni Piazza, enviado pontifício para o primeiro Congresso Nacional da Padroeira do Brasil, realizado entre São Paulo e Aparecida, evento que também marcou o centenário da proclamação do dogma da Imaculada Conceição (1854).
A padroeira é Nossa Senhora da Assunção, referência ao outro dogma mariano proclamado pouco antes de sua inauguração, em 1950, que afirma que, após terminar o curso terreno de sua vida, a Virgem Maria foi assunta, isto é, levada de corpo e alma à glória celeste.
“A Catedral Metropolitana está localizada a poucos passos do Pateo do Collegio, onde São Paulo teve início, em 1554, com a missão jesuítica que contou, entre outros, com o padre Manoel da Nóbrega e São José de Anchieta. Entre as casinhas dos indígenas e dos poucos portugueses, erguia-se a primeira capela da cidade. Consta que o terreno onde está situada a atual Catedral da Sé foi doado aos missionários pelo cacique Tibiriçá. A vida da atual metrópole teve início mediante o encontro de povos, raças, culturas e religiões. Esse mesmo encontro e interação marcaram também o seu desenvolvimento. A catedral é testemunha desse encontro. Oxalá siga sendo assim também para o futuro de nossa cidade”, disse o Cardeal Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo.
O local já abrigava a fé católica da comunidade desde 1591, ainda como Vila de São Paulo Piratininga. O terreno foi escolhido pelo cacique Tibiriçá, primeiro indígena catequizado pelo padre José de Anchieta, e o templo foi feito com barro e palhas socados em formas de madeira, sendo elevada à Catedral em 1745.
Por causa deste título, em 1764 foi inaugurada a primeira versão da Catedral em estilo barroco, substituída pela nova construção no estilo eclético.
A igreja foi o cenário de momentos importantes da história do Brasil, como o movimento pelas Diretas Já em 1984, o ato inter-religioso em repúdio à morte do jornalista Vladmir Herzog, entre outros.
No final dos anos 1990 até o início dos anos 2000, a igreja ficou fechada para restauração, reabrindo em 2002. Em 2016, o templo foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).
Locais para contemplação e oração
Na lateral esquerda da Catedral da Sé, está localizada a Capela do Santíssimo Sacramento, onde imensos anjos observam a entrada dos fiéis.
Lado a lado estão os Santos Doutores da Eucaristia, acima das bodas de Caná e da cena de Emaús. O carrilhão de sinos, localizado nas torres da Catedral, é um dos maiores do Brasil, com 61 sinos, 35 são acionados eletronicamente.
Em meio à agitação é o corre-corre do centro da maior cidade do País, a Igreja Mãe da Arquidiocese de São Paulo é, sobretudo, um ponto de referência para a fé dos paulistanos.
Na conta oficial da Catedral da Sé no Instagram você confere horários de missa, confissões e visitas ao templo.
No programa Santa Receita, Letícia Andrade mostra mais da Catedral da Sé
Fonte: Arquidiocese de São Paulo
“O santo não bateu”: por que essa expressão não faz sentido na fé?
Nas relações humanas podem existir "estranhamentos", mas como a fé nos ensina a relacionarmos uns com os outros? Leia mais!
Oração pelos Necessitados
Você tem alguma necessidade para pedir auxílio de Deus? Reze com fé a Oração pelos Necessitados com o padre Célio Lopes, C.Ss.R.
O novo papa pode concluir os textos do papa anterior?
Com estilo semelhante ao de Francisco, Leão XIV pode retomar documentos inacabados em uma continuidade do magistério do Papa argentino
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.