Somos chamados a viver a sinodalidade e para isso, não basta apenas caminhar juntos no sentido literal da palavra. A proposta vai além de andar lado a lado, é necessário abrir as portas da Igreja para que a comunidade participe ativamente das decisões e reflexões. O caminho sinodal busca fortalecer a escuta, a responsabilidade de cada um e a comunhão, pilares fundamentais para uma Igreja mais próxima das realidades e desafios do povo.
Na Diocese de Santo André (SP), a metodologia da conversa no Espírito já era realizada e ganhou ainda mais força, a partir do pedido do Papa Francisco por uma Igreja Sinodal e após as ações planejadas pelo Sínodo da Sinodalidade.
Os leigos participam de encontros e assembleias e são convidados a compartilhar suas percepções e discernir juntos os caminhos pastorais, promovendo uma vivência concreta da sinodalidade. Esse tipo de ação reforça a ideia de que a Igreja é chamada a ser espaço de acolhida e participação, onde cada voz tem importância na construção do futuro comunitário.
Dom Pedro Cipollini, Bispo da Diocese de Santo André, delegado no Sínodo sobre a Sinodalidade e autor do livro “Sinodalidade: Tarefa de todos”, contou em entrevista ao A12 um pouco sobre o caminho sinodal que a Diocese percorre e explicou a metodologia da conversa no Espírito, um método apresentado pelo Papa Francisco no Sínodo e que a diocese se preparou para aplicar em sua última Assembleia. Confira o depoimento dele e também de outras lideranças que integram esse processo sinodal na diocese.
add Conheça o passo a passo da metodologia da conversa no Espírito
Conheça o Padre que salvou Judeus na 2ª Guerra Mundial
Um padre católico desafiou os nazistas, protegeu judeus, respeitou sua fé e entrou para a lista dos Justos entre as Nações. Uma história real e pouco conhecida.
Como viver a Igreja em saída missionária?
Igreja em saída exige conversão sinodal e missão além dos muros. É um caminho desafiador, mas é necessário na busca pela unidade.
Leão XIV destaca a Palavra de Deus viva na Tradição da Igreja
Na Audiência Geral, o Papa Leão XIV explicou como a Sagrada Escritura e a Tradição formam um único "depósito" da Palavra que está nas mãos da Igreja.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.