Por Redação A12 Em Redação A12 Atualizada em 17 ABR 2020 - 09H46

Vela virtual tem o mesmo valor de uma vela de verdade?

Você já acendeu uma vela, certo? E uma vela virtual? Será que a Vela Virtual tem o mesmo valor de uma vela de verdade? 

Padre Camilo comenta sobre o assunto e te ajuda a refletir sobre os valores religiosos nas diferentes formas. Em seis pontos, ele explica a questão:

1. Primeiramente, é importante refletir sobre o significado da vela em nossa vida de fé, principalmente para a nossa oração. A vela acesa nos leva a rezar Cristo como a luz de nossa vida. Ele é a luz que, vindo ao mundo, ilumina a todo ser humano.

2. A vela também nos recorda nossa pertença a Cristo pelo batismo. No dia do nosso batismo, o padrinho nos apresentou a vela acesa no Círio Pascal e nos disse: "Receba a luz de Cristo". Assim, a vela nos recorda que Cristo é luz em nós e precisamos ser a luz de Deus, que ilumina este mundo: “Vós sois a luz do mundo!”

Leia MaisPadre Camilo Júnior faz série de reflexões sobre pecados capitais

3. A vela também traz a bonita dimensão da vida que, por amor, se consome. Para que a vela possa iluminar, essa precisa gastar-se. Assim também é a vida do cristão pois, na vivência do amor que brota do Evangelho, devemos ter coragem de gastar nossa vida pela vida de nossos irmãos“Não há maior prova de amor do que dar a vida pelo irmão”. Somente se consumindo é que a vela cumpre sua missão de iluminar.

4. Também o cristão deve gastar a vida pela construção do Reino. Por isso, em nossos momentos oracionais, sempre acendemos uma vela para rezar a presença de Cristo como luz em nossa vida e recordar a missão que temos, de iluminar o mundo com o testemunho de nossa fé.

5. Então, a vela, muito mais do que olhar sua materialidade, tem a função de nos ajudar a recordar nosso compromisso batismal e também nos ajuda a celebrar Deus como luz que ilumina e recria toda a vida. Por isso, tanto a vela que acendemos no altar da Igreja, em nossa casa, como a vela virtual, de páginas oracionais na internet, tem o mesmo valor para a oração pessoal, enquanto símbolos que nos ajudam a rezar Cristo em nossa vida e nos fazem mais comprometidos com o seu Reino de Amor e Vida.

6. Acender a vela será sempre uma atitude de fé, pois sabemos que a ação de Deus em nossa vida acontece pela fé que temos Nele, e é pela fé que deixamos seu amor agir em nós. Por isso, o valor não está no tipo que vela que se usa, mas sim na fé que se reza.

9 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redação A12

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.