A Eucaristia (Comunhão) é um dos 7 sacramentos da Igreja. Por meio dele, nos unimos a Cristo e formamos com Ele um só corpo. Após o período de Catequese e a Primeira Comunhão, é permitido que o fiel passe a comungar diariamente e, principalmente, nas Santas Missas Dominicais. Leia MaisDevo receber a Eucaristia na boca ou na mão? O A12 responde!Idoso de 104 anos recebe Batismo, Eucaristia e Crisma Papa pede Eucaristia no centro da vida dos fiéis
No Brasil, muitas paróquias e comunidades marcam a Missa de Primeira Comunhão para o período de fim de ano.
A data se torna um momento de muita emoção e, às vezes, de muita ansiedade e curiosidade para as crianças, jovens ou adultos que irão receber a Eucaristia, Corpo e Sangue de Jesus, pela primeira vez.
Nesse contexto, há inúmeras perguntas que podem ser feitas, de modo especial pelas crianças, como “qual o sabor da hóstia?”, “posso morder ou mastigar?”, “e se eu não gostar?”, “o que fazer quando a hóstia já estiver na minha boca?” e “qual tipo de oração devo fazer?”.
Além dessas questões, há também em alguns casos dúvidas sobre a confissão necessária para que se possa comungar: “O padre vai brigar comigo?”, “e se eu sentir vergonha?”, “e se eu me esquecer de algum pecado?” e “tenho que contar todos os meus pecados?”.
Do mesmo modo, existem lembranças que só sabe quem viveu a experiência de receber Jesus e reconhecer a Sua presença real na Eucaristia em seu interior.

Santa Teresinha conta em sua autobiografia “ História de Uma Alma” como foi a sua Primeira Comunhão:
“Na véspera do grande dia, recebi a absolvição pela segunda vez. A minha confissão geral deixou-me uma grande paz na alma [...]
Chegou finalmente o mais belo dos dias! Que inefáveis recordações deixaram na minha alma os mais pequenos pormenores desse dia do Céu!... O alegre despertar da aurora, os beijos respeitosos e ternos das mestras e das companheiras mais velhas...;
Há coisas que perdem o seu perfume quando expostas ao ar; há pensamentos da alma que não se podem traduzir em linguagem da terra sem perderem o sentido íntimo e celeste; são como aquela «Pedra branca que será dada ao vencedor, sobre a qual está escrito um nome que ninguém conhece, a não ser aquele que a recebe». Ah! como foi doce o primeiro beijo de Jesus à minha alma!...
Foi um beijo de amor. Sentia-me amada e dizia por minha vez: «Eu amo-Vos! Dou-me a Vós para sempre!»”
Você se lembra da sua Primeira Comunhão? Deixe nos comentários!
Padre Queimado ressalta que sempre precisamos de Jesus Eucarístico
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.