Por Redentoristas Em Redentoristas

4 atitudes para aprender com o primeiro santo dos Estados Unidos

O primeiro santo dos Estados Unidos não nasceu em suas terras. São João Nepomuceno Neumann veio do outro lado do oceano, da Boêmia, na República Tcheca. Foi um Missionário Redentorista e um homem que viveu intensamente a sua vida. Ele é o santo redentorista do mês de janeiro e com ele queremos aprender algumas atitudes que podem ajudar a viver melhor este novo ano que se inicia!

Reprodução.
Reprodução.
No detalhe, São João Neumann, na Igreja de Santo Afonso, em Roma.


Estudante apaixonado

João era um jovem apaixonado por conhecimento. Depois de se formar, se destacou nos estudos teológicos, filosóficos e nas ciências naturais. Tinha grande facilidade para aprender idiomas, aprendeu latim, grego e hebraico na escola, e depois estudou italiano, francês, inglês. Ainda falava alemão e tcheco, herdado de seus pais.

Tinha um objetivo de vida bem definido

Ele sempre queria ser padre e este ideal de vida perseguiu com todas as suas forças. Concorreu com outros oitenta candidatos para uma das 20 vinte vagas do seminário. Depois quando chegou o tempo da ordenação sacerdotal o bispo adiou todas as celebrações por tempo indeterminado, por excesso de padres na diocese, algo inacreditável hoje em dia. Motivado, ele escreveu para diversas dioceses vizinhas, mas não conseguiu nada. Foi então que depois de muito rezar e oferecer sacrifícios recebeu uma aprovação para a Diocese de Nova York. Mesmo diante de dificuldades financeiras e documentação incompleta partiu para os Estados Unidos.

“A ideia de ser padre me parecia então muito sublime; eu a julgava muito superior às minhas forças” (São João Neumann)

Leia MaisSão João Neumann, missionário transmitia piedade e prudênciaSão João Neumann: persistência em favor da vocaçãoSão João Neumann: o primeiro missionário redentorista da AméricaSão João Neumann Soube usar seus dons para o bem

O padre João foi um pastor dedicado e zeloso com seu povo. Ajudou a construir igrejas e escolas, e criou um sistema diocesano de ensino. Por isso, se tornou um grande líder em educação católica. Seu lema era “uma Igreja e, ao lado, uma escola paroquial”.

Vida breve e intensa

O padre, depois redentorista e por fim, bispo Neumann, não tinha medo do trabalho. Onde era preciso sua palavra e seu ministério lá estava ele pronto a ajudar. Em realidades difíceis, enfrentando grandes distâncias, ele manifestou em sua vida a sua disposição de um grande missionário discípulo de Santo Afonso. O bispo dom Francis Kenrick, seu predecessor na Diocese de Filadélfia destacou esse traço de sua vida ao lembrar como ele morreu: "Um Bispo assim tinha mesmo que morrer caminhando pela estrada, com a alma aberta, a toda hora e todo instante, para seu Senhor e Deus". 

São João Neumann morreu no dia 5 de Janeiro de 1860, aos 48 anos, quando saiu de casa para despachar uma encomenda e passou mal na rua. Socorrido em uma casa, não sobreviveu a um AVC (derrame cerebral). Para a sua beatificação e canonização foram reconhecidos quatro milagres. Ele está enterrado na igreja de São Pedro, na Filadélfia.

São João Neumann é invocado como patrono das crianças doentes e dos imigrantes. Sua vida existiu em função de seu grande amor a Deus, a Igreja e aos pobres.  São Paulo VI resumiu a atividade do santo: “Ele estava perto do doente, amava estar com os pobres, era amigo dos pecadores e agora é a glória de todos os imigrantes".

São João Paulo II foi outro papa que conheceu a vida deste grande santo. Em visita a esta igreja rezou uma bela oração diante do túmulo do santo. Clique para ler! 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.