Por Redentoristas Em Missionários

Grandes Missionários: Pe. Miguel Poce

Pe. PoceEle nasceu em Redenção da Serra (SP), no dia 26 de junho de 1897. Sua vocação brotou de um dos primeiros trabalhos apostólicos dos Redentoristas alemães que percorriam as regiões circunvizinhas de Aparecida, no dia 13 de fevereiro de 1908. Fez o noviciado em Bom Jesus dos Perdões (SP), onde professou no dia 02 de agosto de 1916. Fez os estudos de Filosofia em Aparecida, no tempo da primeira guerra e a teologia na Alemanha, sendo ordenado sacerdote no dia 15 de abril de 1922, em Munique, pelo Cardeal Faulhaber. Voltando ao Brasil, começou seu apostolado em Aparecida. Depois foi transferido para Cachoeira do Sul (RS), onde ficou 10 anos. Lá, iniciou suas andanças missionárias, começando a despontar então o grande orador sacro que foi. Além do Rio Grande do Sul, pregou missões em São Paulo e Goiás.

Era um líder nato e, por isso, foi superior em quase todos os conventos da Província. Deixou marca de sua passagem, reformando ou embelezando as igrejas da Penha, em São Paulo, Araraquara, São João da Boa Vista e Campinas-Goiânia. Por toda a parte ficaram célebres suas “missas dos homens”. Além disso, desenvolveu as Novenas Perpétuas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Pe. Miguel Poce foi um padre que soube envelhecer. Em 1972 celebrou o Jubileu de Ouro, e, em 1982, o de Diamante de Sacerdócio. Dos padres brasileiros da Província, foi o primeiro a celebrá-lo.

Os últimos 15 anos de vida passou-os aos pés de Nossa Senhora Aparecida, onde se dedicava ao atendimento dos romeiros, além de traduzir do alemão para o português, as cartas dos primeiros missionários alemães. Foi um trabalho pesado que lhe custou horas e horas de incrível paciência.

Já espocavam os primeiros foguetes anunciando a festa de Nossa Senhora Aparecida, quando o Pe. Miguel entregou sua alma a Deus: 12 de outubro de 1985, às 3,15 da madrugada. A missa de corpo presente foi depois da solene procissão de Nossa Senhora Aparecida, com as naves da Basílica Nova completamente lotadas de povo. Foi sepultado em Aparecida. Estava com 88 anos de idade e 63 de sacerdócio. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Missionários

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.