Por Pe. Sebastião dos Reis dos Santos, C.Ss.R. Em Notícias Atualizada em 28 SET 2017 - 10H32

Confira o andamento das Santas Missões em Adamantina (SP)

Levantamento Sócio Religioso

Dentro da estrutura da Missão Popular Redentorista, com a duração de um mês, realizou-se no mês de agosto na Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Adamantina (SP), a visita às famílias de toda paróquia com suas vinte comunidades urbanas e rurais.

Com a coordenação das irmãs missionárias, Rita Maria José de Freitas e Silvana Lúcia Sidney, MC, a participação do povo e das lideranças das comunidades da paróquia, mediante uma ficha especial, foi feito o levantamento sócio religioso e a divisão dos setores nas comunidades. Com vinte e cinco a trinta famílias em cada grupo missionário, envolvendo todas as comunidades da paróquia, foram formados um total de duzentos e oitenta setores.

Equipe de Missões
Equipe de Missões

Visita às comunidades

No contexto de organização pastoral missionária da paróquia e comunidades, no final de setembro acontece a segunda fase das Santas Missões Redentoristas com dois momentos pontuais da logística missionária. O primeiro momento, a partir do dia vinte um de setembro, com a presença de seis missionários na paróquia e com a coordenação do Pe. Sebastião dos Reis dos Santos realizou-se a visita a todas as comunidades da paróquia. Esta visita visa celebrar, orientar o povo e convidar os Coordenadores e Auxiliares dos setores, para a sua manhã de formação. A presença missionária na comunidade neste tempo busca criar um vínculo e força mística da Missão Redentorista com os Coordenadores e Auxiliares.

Este é um tempo especial de evangelização onde eles serão os protagonistas do anúncio missionário como discípulos(as) missionários(as) na comunidade e no Setor Missionário, no processo de evangelização.

Formação para Coordenadores e Auxiliares

Ao final desta visita missionária nas comunidades que formam a paróquia, acontece o segundo momento, com a realização de uma manhã de Formação com alguns temas de reflexão na área da missiologia e orientações práticas para os Coordenadores e Auxiliares da paróquia. Este encontro de formação prepara os Coordenadores e Auxiliares que dinamizarão e coordenarão a ação missionária da paróquia nos vários setores na segunda fase.

Equipe de Missões
Equipe de Missões

:: Fé e missão: o papel do coordenador e auxiliar do Setor Missionário

Oração nos Setores Missionários da Paróquia

Tendo como sinal o andor com a imagem de Nossa Senhora, “a Missionária do Pai”, e utilizando-se do livro “Missão nas Famílias”, inicia-se no final de setembro e começo de outubro o tempo de oração e da auto-evangelização: família evangelizando família, com a visita das casas e a reflexão dos Temas do livro, com as lições da Bíblia e da Vida.

Este será um mês rico de mensagens e ardor apostólico na pastoral paroquial, onde a Palavra de Deus passa a ser refletida em todos os Setores Missionários, ressaltando os vários temas da Igreja que vai ao encontro dos irmãos nos pequenos grupos, como pede o documento 100 da CNBB, “comunidade de comunidades, uma nova paróquia”.

Esta é uma forma de responder com urgência a necessidade de a Igreja estar em saída, na Diocese de Marília (SP), conforme o pedido do nosso Papa Francisco em seus documentos e alocuções diárias. Ele não se cansa de convocar os cristãos para assumirem o seu discipulado nesta mudança de época.

Por um mês as famílias da paróquia Santo Antônio de Pádua estarão se encontrando e quebrando as barreiras do individualismo muito próprio de nosso tempo, num esforço de “viver e crescer em comunidade” e fazer acontecer o reino de Cristo no coração das pessoas e nos Setores Missionários.

Preparação para a Terceira Fase.

Na Paróquia e nos pequenos grupos missionários, setembro e outubro será o tempo de preparação para a terceira fase da Missão Redentorista que irá acontecer no período de vinte e seis de outubro a doze de novembro. Na terceira fase, com a presença das equipes missionárias, mediante uma programação impressa, os missionários estarão visitando, celebrando e anunciando o nosso kerigma catequético da Santa Missão Popular Redentorista, em todas as comunidades da Paróquia.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Sebastião dos Reis dos Santos, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.