As Santas Missões Redentoristas acontecem em 4 fases e cada uma delas tem a sua importância diante daquele que é o objetivo principal das Missões: construir, animar e fortalecer a vida de comunidade despertando novas lideranças, resgatando os afastados e revitalizando a vida pastoral paroquial.
Na metodologia das Santas Missões, temos três fases que são orientadas e conduzidas pelos Missionários Redentoristas (1ª, 2ª e 3ª fases) e a 4ª fase é de responsabilidade da Paróquia missionada, é a fase da colheita dos frutos da Missão e o desafio da Perseverança.
A 1ª fase consiste em mapear e setorizar a Paróquia. Fazemos isso com a ajuda de uma das Irmãs Missionárias que compõem nossa Equipe de Missão. Com a orientação da Irmã Missionária, um grupo de leigos sai de casa em casa para fazer o que chamamos de Levantamento sócio-religioso, que revelará o perfil e a composição da Paróquia que será missionada. É um verdadeiro ‘Raio X’ de todo território paroquial.
Com o levantamento sócio-religioso realizado, o passo seguinte é separar os cadastros dos não-católicos e começar a formar os Setores Missionários a partir das famílias católicas que aceitaram participar das Santas Missões, acolhendo a evangelização que acontece na 2ª fase, os encontros de oração nas casas. Cada setor missionário é formado por 25 a 30 famílias. Com a Paróquia setorizada, realizamos a Pré-Missão.
Irmã Marlene Inês atuando na propagação do Evangelho durante primeira fase das Santas Missões Redentoristas em Presidente Prudente (SP)
A Pré-Missão encerra a 1ª fase das Missões, dá início à 2ª e prepara para, também, para a 3ª. Por isso, um grupo de Missionários Redentoristas visita todas as comunidades da Paróquia para motivar a participação do povo e seu envolvimento com atividades das Santas Missões no setor missionário. Durante o período da Pré-Missão, os coordenadores e auxiliares dos setores missionários são convocados para um dia de formação, onde serão preparados para conduzir os encontros de evangelização em seus setores.
A 2ª fase da Missão é, portanto, o momento de vivenciar a Igreja Doméstica. É família evangelizando família e colhendo as graças de Deus em seus lares. Durante um mês as famílias estarão se reunindo nos setores missionários para rezarem os 31 encontros do livro: “Missão nas Família”, material preparado, com carinho, pelos Missionários Redentoristas para a vivência dessa 2ª fase. Essa fase é concluída com a chegada dos Missionários Redentoristas para a 3ª fase das Santas Missões.
A 3ª fase das Santas Missões Redentoristas é o tempo forte da evangelização em cada comunidade da Paróquia que está sendo missionada. Os Missionários Redentoristas fazem o anúncio do kérigma missionário na pregação do Evangelho, no fortalecimento da catequese, das verdades da nossa fé, e na vivência da vida em comunidade.
Acontecem atividades missionárias desde cedo até a noite. Bem cedinho a caminhada penitencial com a oração do santo terço e a reflexão de um tema missionário e, no meio da manhã, visitas aos enfermos; à tarde uma catequese sobre as bênçãos com adoração ao Santíssimo e visitas aos enfermos; à noite celebrações missionárias com as reflexões dos temas da Missão. Além disso, há momentos de concentração de todas as comunidades para a Procissão Luminosa e outros que forem combinados com a Paróquia como a Missa de Abertura e de Encerramento das Santas Missões Redentoristas. A quantidade de dias para a realização da 3ª fase, depende do tamanho territorial da Paróquia, mas, normalmente, a duração é de, pelo menos, 18 dias.
Registros da Terceira Fase das Santas Missões em Vila Jaguara (SP)
Terminada a 3ª fase, tem início a 4ª fase da Missão que é a fase da perseverança. Os setores missionários continuarão funcionando agora não mais todos os dias como aconteceu na 2ª fase, mas com encontros semanais. É oferecido um material para uso dos coordenadores e auxiliares para continuarem os encontros nos setores, o livro: “Perseverando na Missão”. Os coordenadores e auxiliares são orientados a usarem esse livro quando a Paróquia não apresentar algum outro material. Nessa fase é muito importante o apoio do Pároco. Ele é quem irá apresentar materiais para serem usados pelos setores, como: Encontros da Campanha da Fraternidade, Novena de Natal e outros materiais que ele julgar interessante levar para serem utilizados nos setores missionários.
As três fases iniciais da Missão, comentadas acima, duram, mais ou menos, 3 meses. Depois disso, então, vem a 4ª fase, que acompanhará toda vida da Paróquia daí em diante. Porém, há ainda a possibilidade de o pároco solicitar, depois de um tempo, a Pós-Missão que, com a presença dos Missionários Redentoristas, provoca as comunidades a não perderem seu ardor e a continuarem sua vida pastoral de maneira alegre e missionária, pois essa é a identidade da nossa Igreja desde o seu início.
Em resumo, a Metodologia das Santas Missões Redentoristas se dá em 4 fases:
1ª FASE – Levantamento sócio-religioso de todo território paroquial;
2ª FASE – Vivência da Igreja Doméstica: Família evangelizando família;
3ª FASE – Tempo forte de evangelização nas Comunidades;
4ª FASE – Caminhos de perseverança e Pós-Missão.
Deseja viver a graça das Santas Missões Redentoristas em sua Paróquia? Entre em contato conosco!
Queremos estar unidos em Cristo, com Maria, para viver e crescer em comunidade com você e sua Paróquia.
.:: Atualidade e importância das Santa Missão Redentorista ::.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.