Por Equipe Missionária Em Notícias

Missões em movimento: A cidade e a Paróquia de Pederneiras já estão em missão!

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Pederneiras foi instalada no dia 02 de fevereiro de 1969. Sua população está em torno de 13.000 habitantes. Ela está localizada na periferia da cidade, sendo a maioria de seus habitantes, gente simples e de muita fé. Há cinco anos a paróquia é administrada pelo Pe. Rosinaldo Faria de Souza.

Paróquia de Pederneiras : Igreja Matriz

Como organização territorial na área urbana, além da matriz, a paróquia possui a capela de São João Batista. Na zona rural existe a Capela de Santa Isabel, localizada no Distrito de Vanglória e as capelas de São José e Nossa Senhora de Monte Serrat. Além dessas, há duas capelas que estão na zona rural, mas não tem moradores por perto: Santa Luzia e São Luiz Gonzaga. Nelas, de forma esporádica acontecem celebrações, contando com a presença de fiéis que se deslocam da cidade.

Percebe-se que a paróquia está em processo de expansão, com a construção de novos conjuntos habitacionais e chegada de um grande contingente populacional vindo de fora, fatos que vão exigir uma atenção redobrada da paróquia, constituindo-se como desafios pastorais.

Tempo de recomeçar

A visita realizada em 2014 para se conhecer a realidade socio-religosa e definir as datas das diversas etapas das missões, fez indicação dos locais para a realização da missão nas comunidades, pois além das comunidades já constituídas será necessário criar pelo menos mais um local de celebração e encontro do povo num dos novos conjuntos habitacionais que estão surgindo.

Um elemento facilitador das missões é o fato do pároco, Pe. Rosinaldo já conhecer a Missão Redentorista, pois, no ano de 1996, quando cuidava da Paróquia Sagrada Família em Bauru, solicitou o nosso trabalho e recordou inclusive, alguns dos redentoristas que naquele tempo integravam a equipe missionária.

Ao assumir os trabalhos nesta paróquia em 2010 deparou-se com uma série de dificuldades principalmente com a desestruturação da paróquia, desorganização das comunidades e pastorais e ausência de lideranças por causa de alguns insucessos do passado. Aos poucos, com sua ação os movimentos e pastorais estão sendo resgatados e estão sendo criados algumas novas ações pastorais para reagrupar as pessoas, sendo as principais delas a introdução da Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e também a Novena de Nossa Senhora Aparecida.

Organização paroquial

Atualmente a paróquia está dividida em 6 setores que formam uma rede de comunidades. A Igreja Matriz comporta em média 350 pessoas sentadas e já foi construído um moderno salão paroquial ao lado da matriz. Diversos grupos de Igreja mais tradicionais como a Legião de Maria e Apostolado da Oração estão retomando as suas ações e as pastorais estão sendo fortalecidas, com investimentos na capacitação e formação das lideranças leigas. A cada dia cresce o número de pessoas que estão sendo catequizadas.

Solicitando as Santas Missões o pároco deseja despertar nas pessoas o verdadeiro sentido de pertença, reanimando-as afim de que assumam seu papel na Igreja em consonância com o Documento de Aparecida e orientações da CNBB, fazendo prevalecer a verdadeira Dimensão Missionária, não como "camisa de força" ou como obrigação, mas como compromisso e responsabilidade. O Pároco desde o início mostrou-se muito interessado na realização das Santas Missões e esteve no Encontro dos Párocos, em Aparecida, no mês de outubro de 2014.

Visita do Coordenador e apresentação da Irmã Missionária

Dentro do processo de organização das Santas Missões, a coordenação desta Ação Missionária foi assumida peloo Pe. Carlos Alberto, da equipe missionária de Araraquara. Com ele está a Ir. Fany, Missionária de Cristo que coordenará os trabalhos das primeiras fases das missões.

Os primeiros trabalhos missionários ocuparam um final de semana, começando no dia 22 de maio, com a visita do coordenador e apresentação da irmã missionária. Como parte desta visita foi feita reuniões com as lideranças da paróquia para apresentação da base bíblico-missionária das missões e apresentação do Projeto Missionário; as comunidades também foram visitadas, priorizando as mais distantes para que se pudesse conhecer melhor a realidade.

Depois de conhecer todas as comunidades a visita terminou no Domingo de Pentecostes que também marcou o início da primeira fase das missões, entre nós conhecida como Missão da Visitação. Com o coordenação da Ir. Fany e adesão das lideranças leigas da comunidade paroquial, como já se percebeu nessa primeira visita, virá o despertar de novas lideranças para os diversos serviços das Santas Missões e se dará os próximos passos. A Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Pederneiras constitui-se então, a partir de agora, como um novo Projeto Missionário Redentorista a ser desenvolvido nos próximos meses.

 
 

Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Cidade: Pederneiras-SP

Diocese: Bauru-SP

Bispo Diocesano: D. Caetano Ferrari

Pároco: Pe. Rosinaldo Faria de Souza

Comunidades: 02 urbanas, 01 distrital e 04 rurais

População: 13 mil habitantes

 

Pe. Inácio Medeiros, CSsR

Equipe de Comunicação

Santas Missões

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Equipe Missionária, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.