Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. Em Notícias

Paróquia em Presidente Prudente (SP) vivencia segunda fase das missões

RAIO X DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO CARMO
Vila Maristela - Presidente Prudente - SP 

Diocese: Presidente Prudente (SP)
Bispo: Dom Benedito Gonçalves dos Santos
Paróquia: Nossa Senhora do Carmo
Pároco: Pe. Rodrigo Gomes Moreno
Comunidades: 05
Setores: 131
Coordenadores e Auxiliares: 120
Coordenação da missão: Pe. Sebastião dos Reis dos Santos e Pe. Carlos Alberto Pereira
Irmã Missionária: Ir. Fani Gonçalves Martins, Missionária de Cristo
Endereço: Rua Pe. João Salgari, 46 – Vila Maristela
Fone: (18) 3223.5637 

 

Depois de 25 anos a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, localizada na Vila Maristela, em Presidente Prudente (SP) volta a receber a graça das Santas Missões Redentoristas. Naquela ocasião, em 1991, toda a cidade de Presidente Prudente foi evangelizada ao longo de 04 meses de missão e a concentração final, com a bênção e inauguração da estátua do Cristo Redentor, entrou para a história como uma das maiores concentrações humanas já vista na cidade. 

Matriz da Paróquia N.S. do Carmo em Presidente Prudente  (arquivo missionário)
Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Presidente Prudente (SP)

Recuperando o passado

A paróquia da Vila Maristela surgiu a partir de um loteamento realizado nos anos de 1940. Neste loteamento foi reservado um terreno onde se contruiria a primeira capela vinculada a paróquia São Sebastião, hoje catedral diocesana. Dois missionários redentoristas, Pe. Geraldo e Pe. Julio, pregando as missões em Presidente Prudente, no ano de 1956, abençoaram o terreno onde então foi construída a capela.

Em 1967, no dia 15 de janeiro, a capela já reformada e ampliada foi elevada à condição de paróquia. Figuras marcantes nesta história foram o seu primeiro pároco, Pe. João Salgari e depois dele, o Pe. Aurélio da Silva Ribeiro, pelo bem que fizeram à comunidade paroquial e ao povo prudentino 

A paróquia hoje

A Vila Maristela está localizada proxima à região central da cidade, ao lado de uma das grandes avenidas que cortam toda a cidade, mas o território paroquial espalha-se por outros bairros. Hoje a paróquia é formada pelas seguintes comunidades:

- Matriz de Nossa Senhora do Carmo – Vila Maristela
- Comunidade São Luiz Gonzaga – Parque Primavera
- Comunidade Nossa Senhora Desatadora dos Nós – Bairro União
- Comunidade São Pio – Vila Furquim
- Comunidade São Bráz – Parque Alexandrina

Na paróquia funcionam diversos movimentos, pastorais e grupos, mas como quase sempre acontece, a pastoral paroquial encontra aqui também os grandes desafios próprios de uma região urbana. Hoje a cidade de Presidente Prudente tem uma população próxima de 250 mil habitantes. 

Povo de Deus em missão

A coordenação desta missão foi assumida pela Equipe Missionária de Araraquara (SP) nas pessoas do Pe. Sebastião dos Reis dos Santos e do Pe. Carlos Alberto Pereira que, juntamnte com a Ir. Fani, Missionária de Cristo, iniciaram os trabalhos iniciais das missões ainda no mês de fevereiro.

A 2ª fase das Missões Redentoristas na grande comunidade paroquial começou entre os dias 31 de março e 03 de abril, quando os missionários estiveram mais uma vez na paróquia realizando uma programação cheia de atividades onde se destaca a visita e a celebração em todas as comunidades e a realização da Tarde de Formação dos Coordenadores e Auxiliares dos Setores Missionários.

No dia 02 de abril, aconteceu a Tarde de formação realizada na comunidade matriz com a presença de uma média de 100 evangelizadores leigos. A noite, numa bonita celebração aconteceu o Envio Missionário dos evangelizadores da comunidade matriz, e o mesmo aconteceu nas demais comunidades no dia seguinte.

Missão na Paróquia N.S. do Carmo em Presidente Prudente  (arquivo missionário)

Setores Missionários. Elemento importantíssimo para o sucesso de uma missão é a atuação missionária dos Setores, com a coordenação de líderes leigos da própria comunidade que se responsabilizam pela urgente missão de evangelizar as famílias, levando a Palavra de Deus a todas as gentes.

Na paróquia a organização missionária sofreu o desafio da falta de pessoas dispostas a assumir a missão de evangelizar as famílias, mas ainda assim foi possível formar 131 Setores Missionários, assim distribuídos:

Comunidade Pe. Pio – 09 setores
Comunidade São Bráz – 25 setores
Comunidade São Luiz Gonzaga – 10 setores
Comunidade Nossa Senhora Desatadra dos Nós – 01 setor (Rural)
Comunidade Nossa Senhora do Carmo (Matriz) – 56 setores atingindo as casas e mais 12 atingindo os prédios, mas estes ainda estão em formação, devido a dificuldade de se conseguir animadores.

Destes setores, ao menos 18 deles são formados e animados por pessoas e famílias residentes fora da área da comunidade paroquial.

Em maio a paróquia vivenciará a terceira fase das missões com a presença dos missionários redentoristas. 

 
 

Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R.
Equipe de Comunicação
Santas Missões 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.