Novena de Natal, por Santo Afonso

Acessar Reflexões
Notícias

São Geraldo Majella e o Natal do Nosso Senhor Jesus Cristo

A vida do Santo Irmão Redentorista reflete a humildade do Natal. Sua fé e amor a Deus o guiaram à santidade, marcada pela íntima relação com o Menino Jesus

Escrito por Redentoristas

15 DEZ 2025 - 11H13 (Atualizada em 15 DEZ 2025 - 11H34)

Arte/ A12

A relação de São Geraldo Majella com o Menino Jesus, nos leva a refletir a humildade como compromisso espiritual e caminho de santidade. Tudo começa no Natal, na humildade do Verbo Divino que assume nossa condição humana, despojando-se de si mesmo, e assumindo a nossa pobreza.

O próprio São Paulo Apóstolo vai dizer: Ele, sendo rico, se fez pobre por amor, para nos enriquecer com sua pobreza. (cf. 2 Cor 8,9). Mas percebamos que tamanha humildade só pode ser gerada, como é um grande fruto, que nasce de um grande amor.

Da mesma forma, Geraldo era uma criança pobre, muito simples na lida da vida, mas enriquecido de um profundo amor a Deus; sua santidade só pode ser compreendida como fruto de seu amor. Amava, simplesmente, porque tinha fé. Tamanho amor, se demostrou de forma extraordinária, quando na infância, ele “brincava” com o Menino Deus.

Há a célebre história de que na igrejinha de seu vilarejo, o Menino Jesus descia dos braços da Virgem Maria e, num gesto de intimidade, brincava com o pequeno Geraldo Majella, e lhe oferecia um pãozinho branco. Essa intimidade mística com o Divino Menino, foi crescendo a cada passo de sua vida.

São Geraldo nunca se esqueceu do Menino Jesus, mesmo nas preocupações, confiava as situações ao Menino da manjedoura. Ao derrubar uma chave no poço num determinado incidente, São Geraldo, colocou uma imagem do Santo Menino no cesto e desceu-a até o fundo do poço escuro. Espantou a todos, quando trouxe a imagem de volta, e nas mãos do Menino, as chaves perdidas foram recuperadas.

.:: Fatos que marcaram os primeiros anos da vida de São Geraldo Majella ::.

Celebrar o Natal com São Geraldo Majella, é um especial convite para sermos um espelho de Jesus; é estarmos com o coração feliz e profundamente embasado na humildade. São Geraldo mostrava seu coração para o Menino de Belém, sem esconder nada, ele sabia que era muito amado por seu amigo divino.

Geraldo era uma criança que brincava, que estava entregue a Deus, que amava o sorriso dos lábios de Jesus. Ainda que enfrentando situações muito desafiadoras, São Geraldo encontrou as forças para seguir adiante, junto ao Verbo que se fez carne, confiando todos os caminhos à esperança que veio de Belém, cujos anjos, louvaram e proclamaram: “Glória a Deus nas alturas!”.

 No Natal, tudo começa de novo: é tempo de renovar a Esperança e de sorrir com o nascimento de Jesus Redentor, portanto, reacendamos em nós a chama viva de nossa esperança, e nos alegremos na paz do Deus Menino. Feliz Natal!

.:: Novena de Natal por Santo Afonso ::.

Ir. Ian Lucas Lopes, C.Ss.R.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...