Os conceitos de Vocação e Missão estão intimamente relacionados e se complementam. Na linguagem bíblica, o termo vocação vem do latim: “Vocare” que significa “chamar”. Na dinâmica vocacional, há duas dimensões importantes: Chamado – Resposta. Vinde – Ide!
Deus é o Senhor absoluto de toda vocação. Ele é quem chama e cabe a nós dizer sim ou não. Ele chama e envia em missão. Portanto, não há vocação sem missão e nem tão pouco, missão sem vocação.
Afonso de Ligório, em contato com os cabreiros das montanhas de Scala, sentiu-se vocacionado, chamado por Deus a uma missão especial. Movido de compaixão por aquela pobre gente, porque eram pessoas abandonadas e excluídas de assistência espiritual, sentiu em seu coração o desejo de reunir um grupo de missionários para evangelizá-los. E, inspirado na Palavra de Deus, encontrou a razão para o que buscava:
"O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me a proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos" (Lc 4,18).
Essas palavras penetraram em seu coração como um farol e Afonso compreendeu que a vocação e a missão de seu grupo, os Missionários Redentoristas, era continuar a Missão de Jesus, evangelizando os pobres e mais abandonados.
Santo Afonso compreendeu que a missão do seu grupo era evangelizar os pobres e abandonados
O chamamento (provocação) que Deus faz na vida de alguém exige desprendimento, disponibilidade e coragem para responder. É preciso perder para ganhar. Santo Afonso faz a seguinte afirmação: “Vocação acertada, vida feliz”. É feliz porque dizer sim a Deus é fazer, em tudo, sua vontade. Realizar a missão exige saída, desinstalar-se. A bíblia está recheada dessas experiências, tanto no Antigo, quanto no Novo testamento.
Deus disse a Abraão: “Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, vai para a terra que eu te mostrarei” (Gn 12,1). Certamente, tomar essa decisão não foi nada fácil para o Patriarca. Enquanto Pedro e André tranquilamente lançavam suas redes, Jesus propõe algo diferente: “Sigam-me e eu os farei pescadores de homens” (Mt 4,19).
O desejo de Jesus tinha o tamanho do mundo. Ele queria que ninguém ficasse de fora, que sua mensagem chegasse a todos os corações, a todas as raças e nações. Aí está o carisma da Congregação do Santíssimo Redentor e consequentemente, o sentido da vocação e missão de todo Missionário Redentorista: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15).
Para ser Missionário Redentorista, filho de Santo Afonso, é preciso ter um coração parecido com o coração de Jesus, capaz de sentir compaixão dos pobres, dos mais abandonados e se dispor a sair. Como fez Abraão, Maria de Nazaré, os Apóstolos, Geraldo Majella, Clemente Maria, Vítor Coelho e tantos outros. É preciso ter um coração misericordioso, compassivo e solidário com os que sofrem e anunciar-lhes a Copiosa Redenção que Jesus veio trazer ao mundo.
"Vocação acertada, vida feliz" é uma das frases mais conhecidas de Santo Afonso, fundador da Congregação Redentorista
Ainda hoje, Jesus continua nos chamando: “Vem e Segue-me” e nos enviando em missão: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28,19).
Ser Missionário Redentorista é continuar no mundo de hoje a mesma missão de Jesus. Proclamar ao mundo a misericórdia de nosso Deus, é tornar Jesus Cristo conhecido e amado por todos os povos, particularmente aos pobres e abandonados. É levar a todos os corações a Palavra de Deus e a devoção materna de Nossa Senhora, nossa Mãe. Se você deseja fazer parte desse grupo, não tenha medo, porque ainda hoje, a Messe continua sendo grande e os operários continuam sendo poucos.
.:: Entre em contato com o Secretariado Vocacional Redentorista! ::.
CAS de Campinas é destaque no novo episódio de Seguindo o Redentor
Com apresentação do Ir. Joaquim Barbosa, C.Ss.R., o episódio apresenta o CAS Copiosa Redenção de Campinas, com a participação da Coordenadora Arlete Ferreira. Confira!
Padre Rodolfo Von Smetana e a Congregação Redentorista
Conheça o papel de Pe. Von Smetana na organização e crescimento da Congregação Redentorista, que de 4 províncias em 1852, saltou para 12 em 1890. Confira!
Os Rebeldes Amorosos de Santo Afonso Maria de Ligório
Conheça a história dos Redentoristas que, apesar das críticas, priorizam os "muitos feridos de nosso tempo", com cordialidade e hospitalidade em sua missão
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.