Notícias

1º dia da Novena destaca Maria como modelo para o caminho sinodal da Igreja

Celebração foi presidida pelo Pe. José do Carmo Zambom, C.Ss.R., no Santuário Nacional

Escrito por Mário Pereira

03 OUT 2022 - 15H52 (Atualizada em 06 OUT 2022 - 14H59)

Thiago Leon

A Novena da Padroeira de 2022 teve início nesta segunda-feira (03/10), com a celebração da Novena da tarde, no Santuário Nacional. Como de costume nestas celebrações, os missionários redentoristas se mostram presentes como pregadores, animadores e oficiantes da Imagem, da Palavra e do Santíssimo.

O 1º dia da Novena da tarde teve como pregador o Pe. José do Carmo Zambom, C.Ss.R, pároco da Paróquia de São Sebastião de Coronel Fabriciano (MG), com os oficiantes Pe. Domingos Sávio da Silva, C.Ss.R, Pe. Alberto Pasquoto, C.Ss.R, Pe. Denis Francisco Rosa Oliveira, C.Ss.R, e com animação do Pe. Reinaldo Beijamim, C.Ss.R.

Em sua homilia, o redentorista celebrante destacou a importância da escuta de todos em um sociedade plural, enfatizando o papel do nosso Redentor:

“Jesus afirma que ele é a vida em plenitude para todos. Por isso, toda a comunidade que se diz cristã é chamada a seguir Jesus. E o segmento a Jesus exige um processo de escuta da palavra de Deus. Palavra que nos revela o amor, a bondade, a misericórdia de Deus para com todos. Levando-nos, com isso, ao diálogo com os grupos, os mais variados possíveis, em nossa sociedade, que é plural e à construção do Reino, de justiça, de paz, de liberdade, de fraternidade”.

Thiago Leon
Thiago Leon
Fiéis celebram o primeiro dia da Novena da Tarde no Santuário Nacional


O tema do primeiro dia da Novena “Com Maria, construir uma Igreja Sinodal” também foi lembrada nas palavras do Pe. Zambom:

“O que significa sínodo? [Significa] caminhar juntos, de mãos dadas, buscando a luz da revelação de Jesus. A solução que enfrenta a própria Igreja e a humanidade”.

A importância da escuta foi novamente enfatizada pelo celebrante:

“O Papa Francisco nos convida a escutar atentamente ao outro, seus desafios, suas labutas do dia a dia, suas esperanças. Escutar é ter empatia, é colocar-se no lugar do outro, sem julgamentos”.

Por fim, o missionário redentorista recordou Maria como modelo do caminho sinodal da Igreja:

“Que Maria, Mãe da Igreja e nossa Mãe nos ajude a escutar a todos para ser, de fato, uma Igreja Sinodal. E assim possamos construir o mundo que Deus sonha e quer, de justiça, paz, comunhão. Não podemos ter medo de ser uma Igreja em Saída.

A Novena em preparação para a Festa da Padroeira segue até o dia 11 de outubro, com as celebrações da Novena da tarde, às 15h, e da Novena solene, às 19h, com o tema geral: “Com Maria, caminhar juntos para construir uma Igreja Missionária”.


Assista à íntegra do 1º dia da Novena da tarde:

Live A12

Além de toda a programação oficial do Santuário Nacional durante a Novena e Festa da Padroeira, destacamos também a Live A12, que vai acontecer todos os dias, às 18h30, antes do início da Novena Solene, no Facebook do Portal A12 e YouTube do Santuário Nacional.

A Live trará sempre um convidado especial para explicar e trazer clareza sobre o tema diário da Novena, além de entradas interativas ao vivo direto da Casa da Mãe Aparecida com informações e entrevistas com os devotos e peregrinos.


.:: Confira a Página Oficial da Novena e Festa da Padroeira

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.