Por Redentoristas Em Notícias Atualizada em 06 NOV 2019 - 09H37

3 fatos para se tornar devoto de Nossa Senhora do Rocio


Santuário do Rocio/Reprodução.
Santuário do Rocio/Reprodução.
Imagem da Padroeira e, ao fundo, o Santuário em Paranaguá (PR)



Há mais de 300 anos, surgiu uma devoção em Paranaguá, no litoral do Paraná, que ganhou o título de Nossa Senhora do Rocio. Sua história se popularizou e ganhou o coração do povo paranaense, tanto que ela foi proclamada padroeira deste estado. Anualmente, no mês de novembro, milhares de pessoas passam pelo Santuário dedicado à Padroeira e muitos são os relatos de curas e milagres por essa devoção.

Já que estamos no mês dela, destacamos 3 fatos para você conhecer melhor a história e, quem sabe, até se tornar devoto dela. Veja a seguir:

É uma devoção única no mundo

Assim como Fátima, Lourdes e Aparecida, a devoção a Nossa Senhora do Rocio é única no mundo. A atual imagem de Nossa Senhora do Rocio é uma representação de Nossa Senhora do Rosário e, assim como em Aparecida, a imagem original remete à Nossa Senhora da Conceição. Na Espanha, existe uma devoção a Nossa Senhora do Rocio, mas sem vínculo com a devoção brasileira. Lá a imagem foi encontrada dentro do tronco de uma árvore. 

:: Por que Nossa Senhora da Conceição virou Aparecida?

Também foi "pescada" em um rio como Aparecida

Exatamente como a Padroeira do Brasil, a imagem de Nossa Senhora do Rocio também ressurgiu das águas. Ela foi encontrada numa pesca milagrosa nas redes de um pescador, o pai Berê, no século XVII, na baía de Paranaguá. Isso ocorreu por volta de 1648, após a elevação do pelourinho em Paranaguá. 

Leia MaisOração a Nossa Senhora do RocioNossa Senhora do Rocio: mãe do amanhecerDevoção tem aprovação papal

Com uma história tão singular como a fé de seus devotos, a devoção ganhou status, sendo proclamada padroeira do Paraná em 1939 e, depois, recebeu oficialização do Vaticano pelo Papa Paulo VI, em 1977. São poucos os estados brasileiros que têm essa oficialização papal.

FESTA ANUAL - A festa em honra a Nossa Senhora do Rocio acontece sempre no dia 15 de novembro. O santuário é dirigido por Missionários Redentoristas da Província de Campo GrandeA igreja está localizada na Praça Thomáz Sheehan, nº 211, no bairro Rocio, em Paranaguá.

Durante todos os dias dos festejos chegam a circular pela cidade 550 mil pessoas. Para isso a equipe de missionários que atende o santuário recebe ajuda de muitos outros, vindos das demais comunidades da província. A festividade é considerada o maior evento religioso popular do sul do Brasil. 

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.