Na manhã desta quarta-feira (06), dia da Transfiguração do Senhor, a cidade de Pirapora do Bom Jesus (SP), testemunhou um marco histórico: A Festa dos 300 anos de devoção ao Bom Jesus de Pirapora.
A data foi marcada por uma missa solene no Santuário do Bom Jesus, presidida por Dom Arnaldo Cavalheiro, bispo da diocese de Jundiaí e concelebrada pelos Missionários Redentoristas, que administram o local desde 2018. A festa também encerra uma intensa novena que iniciou no dia 28 de julho e terminou em 5 de agosto.
Esse momento reforçou a profunda ligação entre o povo de Pirapora e o Bom Jesus, tradição que atravessa gerações e segue sendo fonte de espiritualidade, consolo e renovação para milhares de fiéis.
Durante a homilia, Dom Arnaldo resgatou a memória do encontro da imagem nas margens do rio Tietê, em 1725, sendo um marco de fé e identidade cultural para a região:
“Desde o encontro do Bom Jesus aqui em Pirapora muitas graças foram derramadas abundantemente sobre todo o povo dessa região. O encontro verdadeiro com Jesus promove mudança de vida, e assim foi com essa cidade. Toda a realidade foi se transfigurando”.
O bispo ainda destacou o esmero dos Missionários Redentoristas na administração do Santuário do Nosso Senhor Bom Jesus:
“Os Missionários Redentoristas cuidam de cada peregrino como uma ovelha única, reconhecendo cada passo dado, cada luta cotidiana, cada coração cansado, como filhos amados de Deus, que procuram descanso e coragem para continuarem sua jornada. A todos os redentoristas, minha sincera gratidão pelo trabalho incansável neste Santuário.”
A celebração ainda contou com a presença de autoridades, como o governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o Superintendente dos Correios do estado de São Paulo, Vinicius Moreno, e o prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Gregorio Rodrigues.
Ao final da missa, foi anunciado um selo postal comemorativo pela ocasião dos 300 anos dessa devoção. Pe. Marcelo Magalhães, C.Ss.R., atual reitor do Santuário, recebeu das mãos de Vinicius Moreno uma cópia do carimbo original utilizado no selo.
A devoção tricentenária ao Bom Jesus de Pirapora deixa uma mensagem de renovação, missão e esperança para todos que vivem e perpetuam essa tradição junto aos Missionários Redentoristas.
Que a devoção ao Nosso Senhor Bom Jesus fortaleça ainda mais a espiritualidade do povo piraporano e continue inspirando os passos de todos.
Confira a celebração na íntegra
Devoção ao Bom Jesus
A devoção ao Bom Jesus de Pirapora teve início no século XVIII e está relacionada ao surgimento da cidade, que cresceu ao redor da fé popular dedicada à imagem do Senhor Bom Jesus.
Com o passar do tempo, o local se tornou destino frequente de romarias, especialmente durante os meses de julho e agosto, quando fiéis de diversas regiões do Brasil se dirigem ao santuário para cumprir promessas, agradecer graças recebidas ou simplesmente participar das celebrações.
Além das celebrações litúrgicas, a devoção também se expressa por meio das tradições populares, como as grandes cruzes trazidas pelos romeiros durante a Semana Santa e a tradicional Festa do Bom Jesus.
Saiba mais sobre essa tradição tricentenária no vídeo abaixo:
Presença Redentorista em Pirapora do Bom Jesus
Desde 2018, o Santuário do Bom Jesus de Pirapora está sob os cuidados dos Missionários Redentoristas da Província Nossa Senhora Aparecida.
A presença Redentorista no local fortaleceu a missão de propagar a Copiosa Redenção, por meio de uma acolhida mais calorosa aos romeiros, uma renovação pastoral e um restauro às origens do Santuário.
Conheça mais sobre a Missão Redentorista em Pirapora
Missionários Redentoristas unidos na missão acadêmica
Collegio Maggiore Sant’Alfonso é uma comunidade em Roma com 22 redentoristas de várias províncias, onde o estudo é visto como dimensão missionária. Saiba mais!
Imaculada Conceição: Padroeira da Congregação Redentorista
A devoção mariana da Imaculada Conceição: o modelo de santidade que inspira os Missionários Redentoristas a levar a Boa Nova a todos. Clique e confira!
Santuário Nacional acolhe a 35ª Romaria das Missões
Pe. Pessanha, C.Ss.R. destacou na homilia a importância do coração aberto e da vigilância no Advento, reforçando a unidade cristã nas Santas Missões. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.