Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias Atualizada em 01 MAR 2019 - 12H04

O padre redentorista que sonhou proezas para Aparecida

CDM Santuário Nacional.
CDM Santuário Nacional.

A história da presença dos Missionários Redentoristas em Aparecida foi marcada pelas muitas conquistas que o Padre Antonio Pinto de Andrade sonhou e realizou nessas terras e pelo seu zelo e amor a Nossa Senhora Aparecida. Ele morreu em 05 de março de 1968, vítima de câncer, depois de muito lutar pela vida.

Padre Antonio veio para a terra da Padroeira do Brasil no ano de 1909, para morar no Seminário Menor. “Gordinho, forte, ligeiro e risonho. Sempre de bom humor, dono de boas e contagiosas risadas. Bem depressa tornou-se querido por todos”. Assim, o autor de um artigo do Ecos Marianos recordava aquele jovem de 14 anos que começava a dar os primeiros passos em direção ao sacerdócio. Por longos anos, ele foi missionário em vários estados brasileiros. Tinha uma “eloquência peculiar ditada pelo coração bondoso”.

:: Jean Ploussard: um redentorista nômade no Saara

:: A Revolução de 1932 e o Batalhão Padroeira do Brasil - Padre Andrade serviu como capelão

No confessionário, mostrou seu lado mais paciente. Com voz baixa “de quem recebe segredos e a eles responde”, padre Andrade atraía a si grandes filas de fiéis penitentes. Em Aparecida, foi reitor (superior e pároco) de 21 de fevereiro de 1946 a 24 de outubro de 1950. Grande missionário. Revolucionou o Santuário Nacional e a cidade.

Lançou a pedra fundamental da Basílica Nova em 10 de setembro de 1946 e inaugurou a obra das Estações da Via Sacra, no Morro do Cruzeiro. Deu impulso à instalação da Rádio Aparecida, fundou a Irmandade do Santíssimo e acompanhou a construção da Vila Babete para famílias pobres.

:: Você conhece o Rosário Redentorista? Saiba seu significado e simbolismos

Em seu otimismo, gostava de fazer planos grandiosos, sonhando com uma Aparecida transformada num grande centro religioso, capital mariana do Brasil e do mundo. Padre Andrade morreu em São Paulo, em 1968, deixando sua marca na história desse grande Santuário mariano, que acolhe atualmente milhões de devotos. Seu sonho se tornou realidade! 

4 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.