Notícias

O padre redentorista que sonhou proezas para Aparecida

Missionário obteve muitas conquistas pelo seu zelo e amor a Nossa Senhora Aparecida

Escrito por Elisangela Cavalheiro

05 MAR 2024 - 14H45 (Atualizada em 06 MAR 2024 - 09H06)

CDM Santuário Nacional.

A história da presença dos Missionários Redentoristas em Aparecida foi marcada pelas muitas conquistas que o Padre Antonio Pinto de Andrade sonhou e realizou nessas terras, pelo seu zelo e amor a Nossa Senhora Aparecida. 

Entre essas histórias, uma que marcou seu ministério: foi ele quem lançou a pedra fundamental da Basílica Nova, em 10 de setembro de 1946.

Confira essa e outras histórias deste missionário que sonhava, mas também realizava. 

Padre Antonio veio para a terra da Padroeira do Brasil no ano de 1909, para morar no Seminário Menor. “Gordinho, forte, ligeiro e risonho. Sempre de bom humor, dono de boas e contagiosas risadas. Bem depressa tornou-se querido por todos”. Assim, o autor de um artigo dos 'Ecos Marianos' recordava aquele jovem de 14 anos que começava a dar os primeiros passos em direção ao sacerdócio.

Por longos anos, ele foi missionário em vários estados brasileiros. Tinha uma “eloquência peculiar ditada pelo coração bondoso”.

:: Conheça também | Padre Antão Jorge, o missionário pioneiro na construção de Aparecida

:: A Revolução de 1932 e o Batalhão Padroeira do Brasil - Padre Andrade serviu como capelão

No confessionário, mostrou seu lado mais paciente. Com voz baixa, “de quem recebe segredos e a eles responde”, padre Andrade atraía a si grandes filas de fiéis penitentes.

Em Aparecida, foi reitor (superior e pároco) de 21 de fevereiro de 1946 a 24 de outubro de 1950. Como um grande missionário, revolucionou o Santuário Nacional e a cidade.

O início da Nova Basílica

Padre Antonio foi o missionário que lançou a pedra fundamental da Basílica Nova em 10 de setembro de 1946. O início efetivo da construção ocorreu apenas em 11 de novembro de 1955, mas ali foi plantada uma semente que germinou e deu frutos. A primeira missa no local aconteceu no dia 11 de setembro de 1946. 

Ele também inaugurou a obra das Estações da Via Sacra, no Morro do Cruzeiro. Deu impulso à instalação da Rádio Aparecida, fundou a Irmandade do Santíssimo e acompanhou a construção da Vila Babete para famílias pobres.

Em seu otimismo, gostava de fazer planos grandiosos, sonhando com uma Aparecida transformada num grande centro religioso, capital mariana do Brasil e do mundo. 

Padre Antonio morreu no dia 5 de março de 1968, em São Paulo, vítima de câncer, depois de muito lutar pela vida.

Seguiu para a eternidade deixando sua marca na história desse grande Santuário mariano, que acolhe atualmente milhões de devotos. Seu sonho se tornou realidade! 

CDM / Santuário Nacional
CDM /  Santuário Nacional
Celebração pela inauguração da pedra fundamental da Basílica de Aparecida - 1946

Fonte: Pesquisa no CDM Santuário Nacional.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...