Notícias

Novena da Tarde: Nossa Senhora nos mantém unidos a Cristo

6º dia da Novena foi conduzido pelo Missionário Redentorista Pe. Domingos Sávio da Silva, C.Ss.R.

Escrito por Luciana Gianesini

08 OUT 2022 - 15H48 (Atualizada em 09 OUT 2022 - 16H50)

Com Maria, construir uma Igreja de união fraterna! Este foi o tema deste sábado (08), o 6º dia da Novena em honra a Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil.

Presidiu a celebração da Novena da Tarde o missionário redentorista Pe. Domingos Sávio Da Silva, C.Ss.R., que trabalha na Pastoral do Santuário Nacional, tendo como oficiantes os padres Luiz e José Marques, também missionários redentoristas que atuam na Pastoral, bem como o Pe. Herivelto Jeder Pereira, C.Ss.R., que trabalha nas Missões Redentoristas.

A celebração ainda contou com o Apostolado da Oração e a Irmandade do Santíssimo da Arquidiocese de Aparecida como convidados.

Leia Mais6º dia de Novena da Padroeira: reflita com Pe. Domingos SávioRefletindo o chamado 'Hino ao Amor', (1Cor 13,1-7.13), Pe. Domingos Sávio rezou para que Nossa Senhora possa nos dar um coração igual ao seu, que sempre guarde e medite a Palavra.

"Será que acreditamos naquilo que ouvimos?", questionou o redentorista, logo no início de sua reflexão.

"Se eu tenho uma fé capaz de transportar montanhas, se entrego ou partilho todos os meus bens e chego a entregar o meu corpo para ser queimado, mas não tenho amor, Deus nos garante, por são Paulo, que de nada me serve tudo isso. Não passo de um sino, cujo eco logo se perde e tudo se acaba. 

Se nós acreditamos realmente nessa palavra de Deus, não faríamos essa opção fundamental em nossa vida, não nos transformaríamos numa fonte que transborda unicamente amor, se é isso que faz a nossa vida?", perguntou.

Pe. Domingos lembrou, entretanto, que "o que se aninha em nossos corações e atitudes é a insensibilidade cega e surda diante do sofrimento do meu irmão e da minha irmã. Quando se transforma numa maldade que até mataria meu irmão ou irmã", lamentou.

No capitulo anterior à leitura de hoje, diz o padre, São Paulo faz a comparação de que todos nós, homens e mulheres, fomos batizados num único espirito, para formarmos um único corpo: 

"Nesse corpo podemos dizer que o membro mais importante, a cabeça é Jesus. E os membros somos cada um de nós, unidos à cabeça e unidos entre nós. Se acreditamos que Jesus diz que 'sem Ele nada nós podemos fazer' (Jo 15, 5), podemos, com toda certeza afirmar: se não existe amor em nós, se ainda não nos tornamos como Deus, amor para nossos irmãos, é porque falta união de cada um de nós com a cabeça que é Jesus", afirmou.

Leia MaisReflexão do 6º dia da Novena da Padroeira do Brasil 2022Prosseguindo sua explicação sobre nossa união com Deus, o sacerdote esclareceu que é pelo batismo que nos tornamos unidos a Cristo, pois Ele é o tronco no qual cada um de nós deve viver enxertado.

E cada galho (nós) só produzirá frutos se estiver unido ao tronco, ou profunda e vitalmente unidos à cabeça (Cristo).

"São Paulo nos fala em batismo. E como nos ajuda entender essa Palavra se nós nos lembrarmos de como eram os batismos de adultos naquela época: a pessoa era mergulhada numa piscina, simbolizando sua morte para tudo aquilo que não é de Deus, depois era retirada da água, a partir da ressurreição na Trindade", ressaltou.

"Assim, podemos, com toda certeza, afirmar: se nós ainda não somos profundamente fraternos, irmão uns dos outros pelos vínculos do amor, é porque não somos ainda, plenamente em Jesus, filhos do Pai do Céu. É impossível, se não vivermos essa profunda união com Deus, como filhos e filhas, colhermos essa seiva que corre nas veias de Deus, que é o próprio Amor", disse o padre. 

Falando, por fim, do tema do dia, Pe. Domingos Sávio disse que "é por esse amor que viveremos como irmãos e irmãs entre nós, e construiremos, com Nossa Senhora, uma Igreja de união fraterna". 

"Sabemos que Nossa Senhora é a Mãe de Cristo, a Mãe da Cabeça da Igreja. Mas Ela também aceitou ser a Mãe de todos nós, Corpo de Cristo. Através Dela construímos a Igreja da união fraterna. Que Ela se faça a Mãe de nossa união com Deus, através deste amor que recebemos Dele", finalizou.

Confira algumas fotos da celebração do 6º dia da Novena da Tarde:

Assista à íntegra do 4º dia da Novena da tarde:

:: Acompanhe todos os detalhes da Novena e Festa da Padroeira 2022
Acesse a12.com/festadapadroeira ou baixe o Aplicativo Aparecida em seu celular.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luciana Gianesini, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...